Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Ter | 01.04.14

Sericaia com ameixas de Elvas

Margarida

O desafio do Dia Um… Na cozinha deste mês sugeria que fizéssemos um doce regional ou seja, um doce característico de uma qualquer região de Portugal, à nossa escolha. Ainda não havia passado por esta experiência, pois tinha algum receio, uma vez que considero que os doces regionais têm sempre uma sabedoria ancestral e que me dá sempre a ideia de que não irá ficar bem… Mas como gosto de desafios, e cá por casa há alguns apreciadores de Sericaia, meti "mãos à obra", ajustei as quantidades em relação à receita original e aventurei-me. A primeira, apesar de saborosa, não ficou digna de ser fotografada, a segunda ficou menos mal e lá foi fotografada e degustada. Acredito que a terceira ficará ainda melhor. 

 

A Sericaia é de facto um doce característico do Alentejo, apresentando uma textura fofa com "marcas de doçaria conventual em que há uma abundante utilização de ovos e canela". Segundo se consta era uma receita confecionada pelas freiras do convento de Elvas e de Vila Viçosa, "reclamando ambas para si os direitos da sua importação. Umas deram-lhe o nome de Sericaia e outras de Sericá, sendo que a tradição está mais ligada a Elvas, onde o doce é decorado com as famosas ameixas de Elvas".

Uma verdadeira delícia!!!

 

Ingredientes

casca de 1 limão

½ litro de leite

1 pau de canela

sal q.b.

6 ovos

75 g de farinha

250 g de açúcar

canela em pó q.b.

ameixas de Elvas em calda

 

Preparação

Num tacho, ferva o leite com a casca do limão, o pau de canela e um pouco de sal. Depois de ferver, retire do lume e deixe arrefecer. Entretanto separe as gemas das claras. Numa tigela, bata as gemas com o açúcar. À parte, dissolva a farinha, pouco a pouco, no leite e adicione o creme das gemas. Leve todo o preparado a engrossar, lentamente e em lume brando. Retire do calor, tire a casca do limão e o pau de canela. Deixe arrefecer. De seguida, bata as claras em castelo e envolva delicadamente ao preparado dos ovos. Deite o creme num prato de barro fundo, às colheradas, polvilhe com canela em pó e leve a cozer ao forno, previamente aquecido a 200º, cerca de 30-40 minutos.

 

 

Informação: tempo de preparação- 60 minutos; dificuldade- fácil; aconselhável a crianças- sim.

Fonte: Doces regionais

 

44 comentários

Comentar post