Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Qui | 01.05.14

Pão com chourição

Margarida

Para este mês, o Dia Um… Na cozinha não podia ter escolhido melhor tema, "confecionar pão" de um modo artesanal, pois é ele a base de muitas refeições. Existem vários tipos de pão que podem ser confecionados de uma forma artesal e que ficam muito saborosos. Este, foi o pão que confecionei recheado de chourição porque lhe confere um sabor especial. 

O pão é um elemento muito frequente na nossa alimentação e bastante enraizado na nossa cultura gastronómica, uma vez que pode servir como uma entrada, um prato principal ou até como uma deliciosa sobremesa, são inúmeras as receitas que se podem confecionar com o pão e fazem as delícias de uma qualquer refeição. 

 

                                                           "Os alimentos milenares,

                                                            São de longe os melhores.

                                                            Vinho, azeitonas, queijo e pão,

                                                            Venham animar qualquer serão."

 

                                                                                   (Poesia à desgarrada)

 

Ingredientes

500 g de farinha

15 g de fermento de padeiro fresco

300 ml de água

1 colher (café) de sal

1 embalagem de chourição às rodelas

 

Preparação

Num recipiente, colocar a farinha, abrir uma cavidade e adicionar o sal. Dissolver o fermento com um pouco de água e adicionar à farinha. Envolver tudo muito bem, adicionar a água e com as mãos amassar a massa até que esta se descole das paredes do recipiente e fique com uma consistência elástica. Tapar o recipiente com um pano e deixar a massa levedar, em temperatura ambiente, cerca de 2-3 horas (deixei ficar de um dia para o outro).

Polvilhe a bancada de serviço com farinha e estenda a massa, fazendo um retângulo. Disponha as rodelas de chourição em linha e espaçadas, enrole e coloque mais uma fila de rodelas de chourição e volte a enrolar. Vá repetindo este processo até estar a massa toda enrolada. Divida o rolo em dois, com a ajuda de uma faca, tape as bordas das extremidades com a própria massa. Num tabuleiro de ir ao forno, coloque uma folha de papel vegetal e coloque os dois rolos de pão e, com a ajuda de uma faca, faça-lhes uns golpes de decoração a seu gosto, polvilhe com farinha e deixe-os levedar cerca de 20 minutos. Entretanto, aqueça o forno a 200º e leve a cozer cerca de 20-30 minutos.

 

Informação: tempo de preparação- médio; dificuldade- fácil; aconselhável a crianças- sim.

 

 

Fontes: Alandroalandia

 

30 comentários

Comentar post

Pág. 1/2