Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Qua | 16.10.19

Pão alentejano | World Bread Day

Margarida

IMGP8200-Pão alentejano-Blog.JPG

Todos os anos, em todo o mundo celebra-se o World Bread Day. Estão todos convidados a participar neste Dia Mundial do Pão. Façam o vosso pão caseiro, tirem fotos e publiquem no vosso blogue ou redes sociais usando a hashtag #wbd2019 #worldbreadday #worldbreadday2019. É muito fácil participar e partilhar connosco este dia tão especial em homenagem ao pão, um alimento universal que faz parte da dieta humana, muito fácil de preparar e com ingredientes básicos: farinha, fermento, sal e água.

Em homenagem a este dia e para partilhar com todos, preparei um pão alentejano tão presente na região do Alentejo. O pão alentejano é considerado um alimento base na alimentação dos alentejanos, outrora um dos únicos alimentos presente na mesa das famílias rurais, sendo caracterizado como um pão de testa (mais levantado numa das extremidades, assemelhando-se a uma dobra) de côdea castanho-clara e miolo esbranquiçado.

Encontramos facilmente este pão em qualquer estabelecimento comercial na zona do Alentejo, quase sempre acompanhado de azeitonas e vinho. Este delicioso pão talvez deva o seu sabor único ao facto de ser confecionado com ingredientes tradicionais: farinha alentejana, o fermento caseiro e mais tarde cozido nos fornos tradicionais a lenha, conferindo-lhe uma côdea crocante muito apetecível.

Faça o seu pão caseiro, deixe o aroma invadir a sua cozinha e partilhe com a família ou com os seus amigos, são momentos únicos. 

IMGP8204-Pão alentejano-Blog.JPG

Ingredientes

p/ massa de levedura

50g de água

5g fermento de padeiro fresco

90g de farinha, tipo 65

p/ pão

280g de água

1 colher (chá) de sal

500g de farinha, tipo 65

 

Preparação Bimby

Massa de levedura: coloque no copo a água e o fermento, programe 1 min/ 37ºC/ vel1.

Adicione a farinha e envolva 10 seg/ vel 3. Retire e reserve num local morno até que dobre de volume.

Pão: Coloque no copo a água e o sal, programe 1,30 min/37ºC/ vel 1. Adicione a farinha e a massa de levedura reservada, amasse 2min/ vel espiga.

Retire, faça uma bola e reserve num taça tapada com película aderente, até dobrar de volume.

Entretanto coloque um tabuleiro, com bastante água, no fundo do forno. Aqueça o forno a 180ºC. A humidade que se vai formando será necessária para que a côdea do pão fique mais crocante.

De seguida, molde a massa do pão em forma de bola e coloque num tabuleiro polvilhado com farinha. Com a ajuda de uma faca faça um corte a meio da bola e deixe novamente dobrar de volume.

Passado esse tempo, leve a massa ao forno cerca de 45 minutos.

IMGP8206-Pão alentejano-Blog.JPG

IMGP8197-Pão alentejano-Blog.JPG

IMGP8193-Pão Alentejano-Blog.JPG

IMGP8192-Pão alentejano-Blog.JPG

Informação: tempo de preparação- lento; dificuldade- fácil; doses- 2 pães médios.

Fonte: Bimby massas e doces; pag 14.

Post nos destaques! Obrigada 

16 comentários

Comentar post