Lombo de porco assado com migas de batata.
Hoje é domingo, um dia de outono chuvoso, dia da família, mesmo a apetecer ligar o forno e fazer um assado que ficou a marinar de véspera.
Um assado e um poema... Assim se prepara um delicioso e reconfortante almoço de domingo.
O regresso a casa
Os pássaros partiram pela manhã
bem cedo
o Outono voltou.
Algumas flores resistem
no jardim da frente.
Só o homem guardou o cheiro
do campo regado pela chuva.
Recordo agora
o teu regresso a casa
Carlos Castilho Pais
A todos, um excelente domingo!
Ingredientes (p/ 4 pessoas)
1 kg de lombo de porco preto
3 alhos esborrachados
1 colher (sopa) de massa de pimentão
1 colher (sopa) de banha
1 colher (sobremesa) de margarina
2 folhas de louro
½ copo de vinho branco
1 cebola
azeite q.b.
sal q.b.
piripíri q.b.
poejos q.b.
1 laranja para enfeitar.
p/ migas de batata
1 kg de batatas
2 alhos picados
coentros picados
banha q.b.
molho do assado q.b.
Preparação
Num almofariz, faça uma massa com um pouco de sal, alhos e o piripíri. Numa tigela, junte esta massa com a banha, a margarina e a massa de pimentão. Com esta massa barre, de ambos os lados, o lombo de porco. Coloque-o num recipiente, adicione as folhas de louro e reserve. Se possível deixe de um dia para o outro, hermeticamente fechado no frigorífico, pois acrescenta mais sabor à carne.
Numa assadeira, disponha a cebola cortada às rodelas, por cima coloque o lombo de porco, regue com o vinho e um fio de azeite. Acrescente por cima um pouco de poejos.
Leve a carne a assar ao forno, previamente ligado a 180º, cerca de 45-50 minutos, vá regando a carne com o próprio molho.
Entretanto, prepare as migas de batata: descasque, corte as batatas e coza-as como se fosse fazer puré. Depois de cozidas, escorra-as e num recipiente esmague-as com a ajuda de um garfo ou esmagador e reserve.
Numa frigideira antiaderente, aqueça um pouco de banha e salteie os alhos picados e os coentros. Retire um pouco do molho da carne, que está a assar, e acrescente aos coentros, envolva e adicione as batatas esmagadas, retifique o sal. Com uma colher de pau, vá pressionando e dando a forma que pretender às migas.
Coloque num prato de servir e enfeite com rodelas de laranja.
Sirva a carne assada acompanhada das migas.
Informação: tempo de preparação- 1h30m; dificuldade- médio.
Fonte: Workshop “Cozinha Alentejana”