Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Ter | 01.07.14

Ensopado de pregado e lulas

Margarida

Neste mês, o "Dia um… Na cozinha" desafiou-nos a confecionar uma receita que incluísse PEIXE. Sem dúvida, uma referência na nossa gastronomia, onde encontramos imensas receitas tradicionais confecionadas com este alimento tão delicioso que o mar nos oferece. 

A minha escolha incidiu sobre o pregado, um peixe plano com uma carne de sabor divinal e bastante suculenta. Daí ter confecionado o Ensopado de pregado, ao qual lhe adicionei as lulas, um prato típico da zona de Aveiro, bastante simples e fácil de preparar, servido sobre uma fatia de pão rústico completamente ensopada em molho. 

Uma excelente iguaria! 

 

Ingredientes (p/ 4-6 pessoas)

1 pregado

6 lulas médias

1 pimento amarelo

3 cebolas médias

6 dentes de alho

½ lata de tomate aos pedaços

1 lt de caldo de peixe

4 folhas de louro

2 dl de azeite

sal q.b.

2 malaguetas pequenas

1 colher (café) de açafrão

1 pão rústico

 

Preparação

Descasque, lave e corte as cebolas às rodelas. Num tacho, coloque as cebolas, o pimento às rodelas, o tomate aos pedaços, as folhas de louro, as malaguetas e o açafrão. Regue com um fio de azeite, tempere com um pouco de sal. Deixe os legumes cozinharem durante 10 minutos. De seguida, acrescente o caldo de peixe, até cobrir os legumes, deixe-o ferver durante cerca de 10 minutos. Acrescente as lulas, cortadas às rodelas, e deixe-as cozinhar, em lume brando, cerca de 15-20 minutos. Adicione o pregado, às postas e deixe cozinhar mais 8-10 minutos, em lume brando. Retifique os temperos.

Entretanto, corte o pão às fatias e numa frigideira frite-o com um fio de azeite.

Quando pronto, coloque-o num prato de servir, disponha uma posta do pregado por cima do pão, acompanhado dos legumes e das lulas. Regue com o molho e sirva. {#emotions_dlg.drool}

 

 

Informação: tempo- médio; dificuldade- fácil; vegetariano- não.

 

Fonte: Aveiro e Cultura - Gastronomia

18 comentários

Comentar post