Dourada assada com legumes em papelote
O peixe assado em papelote é muito simples de preparar, fica muito saboroso e bastante suculento.
Desta vez, coloquei em prática uma dica do chef Henrique Sá Pessoa, acrescentando um pouco do sumo de laranja e de manteiga, uma vez que estes ingredientes não só acrescentam sabor como também ajudam o peixe a cozer, através do vapor.
Ao acrescentar-lhe a cobertura de broa aromatizada para além de ficar um pouco crocante, confere-lhe também um paladar distinto.
Bom apetite!
Ingredientes
1 dourada
1 cebola grande
1 cenoura
1 alho francês (só a parte branca)
1 courgette
1 laranja
azeite e manteiga q.b.
sal e pimenta q.b.
salsa q.b.
p/ broa aromatizada
broa (usei do dia anterior)
salsa
2 dentes de alho
Junte todos os ingredientes e triture num robot de cozinha. As porções são a seu gosto. O que sobrar pode sempre guardar no frigorífico ou congelar e utilizar mais tarde, em outras receitas.
Preparação
No tabuleiro do forno, verta um fio de azeite e disponha uma folha de papel vegetal por cima (o tamanho suficiente de forma a poder dobrar e fechar). Regue com um fio de azeite, faça uma cama com a cebola cortada às rodelas, por cima coloque o peixe, previamente limpo e lavado, introduza na sua cavidade alguns ramos de salsa.
Corte todos os legumes às rodelas grossas, cortei-os em diagonal, disponha-os à volta do peixe. Descasque a laranja, elimine a parte branca e os caroços, disponha alguns gomos da laranja à volta do peixe. Esprema o resto da laranja por cima do peixe, aproveitando assim o seu sumo para cozer ao vapor.
Tempere com sal e pimenta, moída no momento e a gosto. Por cima do peixe disponha um pouco da broa aromatizada, regue com um fio de azeite e acrescente pequenos pedaços de manteiga por cima do peixe.
Dobre a folha de papel vegetal e feche apenas numa extremidade, deixando as partes laterais abertas.
Leve ao forno, previamente aquecido a 200º, cerca de 30-40 minutos, dependendo do tamanho do peixe.
Informação: tempo de preparação- médio; dificuldade- fácil; doses- 4 pessoas.