Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Sab | 01.11.14

Compota de cebola roxa com vinho do Porto

Margarida

O tempo passa depressa… Mais um Dia Um… Na Cozinha, a acontecer. O tema deste mês é: deliciosas "Compotas". Um tema que me agrada bastante porque nos dá sempre a possibilidade de fazermos um aproveitamento do excedente de frutas e vegetais, como a abóbora, o tomate, que tenhamos nas nossas cozinhas, e assim confecionar deliciosas compotas de variadíssimos sabores. 

As compotas, com os seus sabores diferenciados, são excelentes aliadas, não só em sobremesas, podendo ser acompanhadas com gelados ou guarnecer bolos magníficos, como também complementam muito bem pratos salgados, ficam lindamente quando utilizadas em deliciosas e agradáveis entradas. 

Contudo, desta vez, a minha escolha recaiu sobre uma compota diferente, a compota de cebola roxa, que considero de sabor magnífico, confecionada com o nosso delicioso vinho do Porto. Como sou apreciadora de petiscos e entradas, julgo que esta compota, para além de acompanhar muito bem carnes de caça, segundo os especialistas, acompanha também na perfeição os queijos de pasta mole, queijos panados, queijo de cabra e patês. Estes últimos, testados e aprovados.

Excelentes entradas!!! 

IMGP2528-Compota de cebola roxa-Blog.jpg

Ingredientes (p/ um pote de ½ l)

5 cebolas roxas

2 colheres (sopa) de azeite

1 copo de vinho do Porto

3 colheres (sopa) de mel

2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico

1 pau de canela

3 cravinhos

6 grãos de pimenta

sal q.b.

IMGP2518-Compota de cebola roxa-Blog.jpg

Preparação

Descasque as cebolas e corte-as em rodelas muito fininhas. Numa frigideira antiaderente, cozinhe as cebolas, com um fio de azeite, durante 20-25 minutos em lume brando. Quando a cebola estiver bem cozinhada, tempere com sal e acrescente o vinho do Porto, o vinagre balsâmico, o mel, o pau de canela, os cravinhos e a pimenta em grão, envolva muito bem todos os ingredientes.

Deixe cozinhar, em lume baixo, muito lentamente até o molho reduzir e ficar com uma textura espessa, cerca de 15-20 minutos.

IMGP2522-compota de cebola roxa-Blog.jpg

Informação: tempo de preparação- 60 minutos; dificuldade- fácil.

IMGP2523-Compota de cebola roxa-Blog.jpg

 

Logotipo Dia Um... Na Cozinha Novembro 2014 (1).jp

 

26 comentários

Comentar post

Pág. 1/2