Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Qui | 19.06.14

Compota de ameixas pretas

Margarida

Estas foram as ameixas mais madurinhas, de primeira apanha, que trouxe de Marinhais, do quintal de uns amigos. São daquelas que quando trincamos se sente o ácido da casca, mas logo a seguir o seu suco bastante docinho. 

Segundo um amigo, mais experiente na confeção de compotas caseiras, as ameixas devem repousar cerca de meia hora, partidas ao meio e descaroçadas, num recipiente com uma dose de açúcar, para assim libertarem o seu suco, só depois as devemos levar ao lume com a restante dose de açúcar. 

Aceitei o seu conselho e preparei tal qual a sua indicação, a porção de açúcar que utilizei foi inferior ao habitual, conferindo-lhe um sabor menos doce, mas igualmente saboroso.

Acompanhei esta deliciosa compota com duas bolas de gelado de baunilha, um must para esta época do ano.

 

Ingredientes

1 kg de ameixas pretas descaroçadas

400 gr de açúcar

2 paus de canela

raspa de limão q.b.

 

Preparação

Lave as ameixas, parta-as ao meio e tire-lhes o caroço. Introduza-as num recipiente, adicione 250 gr de açúcar. Deixe repousar durante meia hora, para que possam largar um pouco do seu suco, formando assim uma espécie de calda. De seguida, introduza-as num tacho, juntamente com a calda, acrescente mais 150 gr de açúcar, os paus de canela, a raspa de limão a seu gosto e umas gotas do sumo de limão. Deixe cozinhar durante 45 minutos, em lume brando, mexendo de vez em quando, até obter o ponto de estrada.

Este ponto, consegue-se quando deitar um pouco da compota num prato, passar com uma colher e este se separar ao meio. {#emotions_dlg.default}

 

Pessoalmente, prefiro o doce menos espesso, por isso não o deixo ferver por muito mais tempo, logo que atinge o ponto retiro do lume. {#emotions_dlg.drool}

 

Informação: tempo de preparação- 60 minutos; dificuldade- fácil; aconselhável a crianças- sim.

 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.