Compota de ameixas pretas
Estas foram as ameixas mais madurinhas, de primeira apanha, que trouxe de Marinhais, do quintal de uns amigos. São daquelas que quando trincamos se sente o ácido da casca, mas logo a seguir o seu suco bastante docinho.
Segundo um amigo, mais experiente na confeção de compotas caseiras, as ameixas devem repousar cerca de meia hora, partidas ao meio e descaroçadas, num recipiente com uma dose de açúcar, para assim libertarem o seu suco, só depois as devemos levar ao lume com a restante dose de açúcar.
Aceitei o seu conselho e preparei tal qual a sua indicação, a porção de açúcar que utilizei foi inferior ao habitual, conferindo-lhe um sabor menos doce, mas igualmente saboroso.
Acompanhei esta deliciosa compota com duas bolas de gelado de baunilha, um must para esta época do ano.
Ingredientes
1 kg de ameixas pretas descaroçadas
400 gr de açúcar
2 paus de canela
raspa de limão q.b.
Preparação
Lave as ameixas, parta-as ao meio e tire-lhes o caroço. Introduza-as num recipiente, adicione 250 gr de açúcar. Deixe repousar durante meia hora, para que possam largar um pouco do seu suco, formando assim uma espécie de calda. De seguida, introduza-as num tacho, juntamente com a calda, acrescente mais 150 gr de açúcar, os paus de canela, a raspa de limão a seu gosto e umas gotas do sumo de limão. Deixe cozinhar durante 45 minutos, em lume brando, mexendo de vez em quando, até obter o ponto de estrada.
Este ponto, consegue-se quando deitar um pouco da compota num prato, passar com uma colher e este se separar ao meio.
Pessoalmente, prefiro o doce menos espesso, por isso não o deixo ferver por muito mais tempo, logo que atinge o ponto retiro do lume.
Informação: tempo de preparação- 60 minutos; dificuldade- fácil; aconselhável a crianças- sim.