Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Ter | 09.10.18

Coelho na caçarola

Margarida

IMGP7417-Coelho na caçarola-Blog.JPG

Sabia que a carne de coelho é bastante saudável, sendo considerada uma carne magra, com poucas calorias, muito fácil de cozinhar e uma ótima opção de carne equilibrada introduzida na Dieta Mediterrânica, beneficiando assim toda a família. Com a Carne de Coelho podemos preparar variadíssimas receitas, devido à sua versatilidade culinária e facilidade de confeção.

No âmbito da Campanha Europeia promovida pela ASPOC- Associação Portuguesa de Cunicultura, incentivando o consumo da carne de coelho, partilho convosco esta deliciosa receita, onde a autêntica Carne de Coelho Europeia será o ingrediente perfeito, devido à sua origem ser um modelo de produção europeia, respeitando o bem-estar animal e o meio ambiente.

Assim, vamos tornar algo tão simples numa refeição deliciosa: carne de coelho na caçarola à moda da minha mãe que sempre foi apologista de que as carnes devem repousar algum tempo em marinadas. Sendo a carne de coelho uma delas, esta deve ser preparada com algum tempo de antecedência e alguma paciência, ingredientes que farão a diferença no resultado final: uma carne macia e muito saborosa.

Celebremos o outono, a amizade, junte a família ou os amigos e delicie-se com esta receita familiar de confeção simples e de aspeto bastante apetecível.

IMGP7418-Coelho na caçarola-Blog.JPG

Ingredientes p/ marinada

sal & pimenta q.b.

2 malaguetas secas pequenas (opcional)

2 ramos de tomilho fresco

1 folha de louro

1 copo de vinho branco

 

Ingredientes

1 coelho fresco partido em pedaços

150g de toucinho fumado em pedaços

2 colheres (sopa) de creme vegetal cozinha

6 cebolinhas inteiras

1 ramo de tomilho

2 dentes de alho esmagados

1 fio de azeite

2 colheres (chá) de farinha

a marinada coada & ½ copo de água

 

Preparação

Primeiro prepare a marinada onde o coelho deve repousar durante 50 minutos: coloque o coelho num recipiente e acrescente todos os ingredientes da marinada, envolva-os bem e deixe repousar.

Passado esse tempo, escorra o coelho e reserve a marinada. Coloque o coelho num tacho de barro com o toucinho fumado, o creme vegetal cozinha, as cebolinhas descascadas e inteiras, o tomilho e os dentes de alho, regue com um fio de azeite. Leve ao lume e deixe a carne alourar, mexendo de vez em quando, até que a esta ganhe alguma cor.

De seguida, espalhe a farinha, envolva bem e deixe escurecer.

Entretanto, misture a marinada coada com um pouco de água e adicione, envolva bem e deixe cozinhar em lume brando, durante 45-50 minutos, com o tacho tapado.

Se durante a cozedura o molho ficar muito espesso, acrescente um pouco de água misturada com vinho branco. Verifique a cozedura, caso necessário deixe cozinhar mais alguns minutos até a carne ficar macia.

Retifique os temperos e sirva com qualquer acompanhamento de batata.

IMGP7415-Coelho na caçarola-Blog.JPG

IMGP7422-Coelho na caçarola-Blog.JPG

IMGP7423-Coelho na caçarola-Blog.JPG

IMGP7425-Coelho na caçarola-Blog.JPG

Informação: tempo de preparação- médio; dificuldade-fácil; doses- 4.

 

6 comentários

Comentar post