Coelho à Padeiro
O coelho assado no forno é ótimo para ser servido num almoço de domingo, uma vez que o seu tempo de confeção é um pouco demorado. Ideal seria temperá-lo de véspera porque desta forma ficaria mais saboroso. É o que tento fazer sempre que decido servi-lo no almoço de domingo. Esta receita é bastante comum nas cozinhas portuguesas, pois ela faz parte da gastronomia portuguesa. Uma receita do Chefe Silva, que me habituei a ver a minha mãe preparar, desde a rigorosa limpeza que fazia ao coelho até à marinada com que o temperava, tudo isto feito sempre de véspera, pois só assim o coelho ficava saboroso, dizia a minha mãe. Quanto ao assado, esse só era feito no próprio dia e logo pela manhã conseguiamos identificar o seu aroma que começava lentamente a invadir a casa, pois era o dia do "assado de domingo".
A todos, um excelente domingo!
Ingredientes (p/ 4 pessoas)
1 coelho (cortado aos pedaços)
3 dentes de alho
2 folhas de louro
salsa q.b.
1 dl de vinho branco
sal e pimenta q.b. (usei piripiri)
colorau q.b.
azeite q.b.
1 embalagem de batatas frescas primor
2 cebolas médias
3 fatias de toucinho fumado
Preparação
Num recipiente, introduza o coelho e faça uma marinada com os alhos esborrachados, as folhas de louro, sal, pimenta, colorau e o vinho branco. Deixe o coelho marinar por uma hora. Se preferir pode deixá-lo nesta marinada de um dia para o outro, fica mais saboroso. Entretanto, numa taça deite as batatas cortadas ao meio e as cebolas cortadas aos gomos, tempere-as com sal, pimenta e um fio de azeite.
Num tabuleiro de ir ao forno, coloque o coelho, em volta disponha as batatas e as cebolas temperadas, deite a marinada por cima, regue com um fio de azeite e disponha por cima as fatias do toucinho fumado.
Leve ao forno, previamente aquecido a 230º, a assar cerca de 1 hora, de vez em quando vá regando o coelho com o próprio molho.
Depois de assado, sirva o coelho polvilhado com um pouco de salsa picada a gosto.
Informação: tempo de preparação- longo; dificuldade- fácil; vegetariano- não.
Fonte: Chefe António Silva; Teleculinária-2º volume; nº 78.