Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Dom | 16.03.14

Coelho à Padeiro

Margarida

O coelho assado no forno é ótimo para ser servido num almoço de domingo, uma vez que o seu tempo de confeção é um pouco demorado. Ideal seria temperá-lo de véspera porque desta forma ficaria mais saboroso. É o que tento fazer sempre que decido servi-lo no almoço de domingo. Esta receita é bastante comum nas cozinhas portuguesas, pois ela faz parte da gastronomia portuguesa. Uma receita do Chefe Silva, que me habituei a ver a minha mãe preparar, desde a rigorosa limpeza que fazia ao coelho até à marinada com que o temperava, tudo isto feito sempre de véspera, pois só assim o coelho ficava saboroso, dizia a minha mãe. Quanto ao assado, esse só era feito no próprio dia e logo pela manhã conseguiamos identificar o seu aroma que começava lentamente a invadir a casa, pois era o dia do "assado de domingo". 

A todos, um excelente domingo! 

 

Ingredientes (p/ 4 pessoas)

1 coelho (cortado aos pedaços)

3 dentes de alho

2 folhas de louro

salsa q.b.

1 dl de vinho branco

sal e pimenta q.b. (usei piripiri)

colorau q.b.

azeite q.b.

1 embalagem de batatas frescas primor

2 cebolas médias

3 fatias de toucinho fumado

 

Preparação

Num recipiente, introduza o coelho e faça uma marinada com os alhos esborrachados, as folhas de louro, sal, pimenta, colorau e o vinho branco. Deixe o coelho marinar por uma hora. Se preferir pode deixá-lo nesta marinada de um dia para o outro, fica mais saboroso. Entretanto, numa taça deite as batatas cortadas ao meio e as cebolas cortadas aos gomos, tempere-as com sal, pimenta e um fio de azeite.

Num tabuleiro de ir ao forno, coloque o coelho, em volta disponha as batatas e as cebolas temperadas, deite a marinada por cima, regue com um fio de azeite e disponha por cima as fatias do toucinho fumado.

Leve ao forno, previamente aquecido a 230º, a assar cerca de 1 hora, de vez em quando vá regando o coelho com o próprio molho.

Depois de assado, sirva o coelho polvilhado com um pouco de salsa picada a gosto. {#emotions_dlg.blink}

 

Informação: tempo de preparação- longo; dificuldade- fácil; vegetariano- não.

 

Fonte: Chefe António Silva; Teleculinária-2º volume; nº 78.

2 comentários

Comentar post