Cabrito assado no forno com batatinhas assadas
No almoço de domingo de Páscoa é de tradição servir o cabrito assado no forno acompanhado de umas batatinhas, também elas assadas. Este foi o que confecionei para este domingo tão especial, onde habitualmente a família se reúne. Porém, este também poderia ser um assado de um outro domingo qualquer, uma vez que todos eles são especiais.
De preferência devemos temperá-lo e deixá-lo em repouso até ao dia seguinte para que a carne fique mais saborosa, foi assim que me habituei ver a minha mãe fazer. De seguida, assa-se em lume médio, muito lentamente, verificando e regando o assado com o próprio molho.
Ingredientes
1 cabrito
3 folhas de louro
sal q.b.
piripiri q.b.
6 dentes de alho
colorau q.b.
1 copo de vinho branco
margarina Vaqueiro para carnes
azeite q.b.
batatas pequenas
pimenta q.b.
Preparação
Lave muito bem o cabrito e corte-o aos pedaços. Num recipiente, tempere o cabrito com o sal, piripiri, colorau, louro e os alhos esborrachados. Regue com o vinho e deixe-o marinar para o dia seguinte. Coloque o cabrito numa assadeira, unte-o bem com a margarina Vaqueiro para carnes, regue-o com a marinada e um fio de azeite. Cubra a assadeira com papel de alumínio e leve ao forno, aquecido a 160º, a assar lentamente cerca de duas horas. Vá verificando a assado e regando com o próprio molho, meia hora antes retire o papel de alumínio, aumente o calor do forno e deixe o cabrito alourar.
Para as batatas assadas: descasque e lave as batatas, corte-as aos gomos e num recipiente tempere-as com sal, pimenta e colorau, envolva e regue com um pouco de vinho branco e um fio de azeite. Leve-as a assar tapadas, com folha de alumínio, durante 20-25 minutos. Retire a folha de alumínio e leve a assar mais 10 minutos até ficarem coradinhas.
Informação: tempo de preparação- longo; dificuldade- fácil; vegetariano- não.