Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Ter | 03.12.19

Bolo inglês | Uma história de Natal

Margarida

 

IMGP8269-Bolo Inglês-Blog.JPG

O bolo inglês é basicamente um bolo de frutas assado numa forma retangular forrada com papel vegetal. É um bolo com uma massa compacta, constituída por manteiga, açúcar, frutas cristalizadas, passas e frutos secos.

Normalmente este bolo é preparado na época natalícia, acompanhado ou regado com um delicioso cálice de vinho do Porto. Era este o processo que a minha mãe realizava em quase todos os natais passados em terras quentes no interior de Moçambique. Cada Natal era único, as suas cores e aromas tinham um sabor a magia. Nós, que éramos crianças, vivíamos cada Natal como se fosse sempre o primeiro. O meu pai fazia questão que esta época fosse celebrada com muita magia e paixão.

O bolo Inglês era o bolo que o meu pai não dispensava na nossa mesa de Natal. A minha mãe preparava-o com todos os pormenores, o mais difícil seria conseguir as frutas cristalizadas e frutos secos, mas estes, ela encomendava na loja da vila, importados da Rodésia (atual Zimbabwe). No final do jantar, entre muitas iguarias que aprendeu a preparar com a sua mãe, ali estava o seu bolo Inglês a ser partilhado com todos aqueles que tinham decidido se juntar a nós naquela ceia de Natal. Para o meu pai, o bolo Inglês deveria acompanhar sempre um bom cálice de vinho do Porto.

Para nós, crianças, era esta a nossa magia do Natal, enquanto os adultos degustavam as sobremesas, nós segredávamos, tentando adivinhar o que cada um iría encontrar na sua árvore de Natal, na manhã do dia 25 de dezembro.

Lembras-te do bolo Inglês que eu fazia no Natal e que o teu pai adorava? Podias preparar um para este Natal, estaremos todos juntos, os teus sobrinhos regressarão. Encontras a receita num dos livros de cozinha que te dei, recordava a minha mãe, enquanto preparávamos a lista de todos os familiares que se juntarão a nós neste Natal.

Uma receita de Natal repleta de cores e sabores, mas também com muitas emoções para a mãe se lembrar como foi… 

Feliz Natal! 

IMGP8274-Bolo Inglês-Blog.JPG

Ingredientes

125g de passas, sultanas e corintos

125g de frutas cristalizadas picadas

50g de amêndoas palitadas, miolo de noz

1 cálice de rum

125g de manteiga

150g de açúcar

3 ovos

1 dl de leite

300g de farinha

1 colher (sobremesa) de fermento em pó

Preparação

Num recipiente, colocamos as passas, as frutas cristalizadas picadas e o cálice de rum. Deixamos de molho durante 20-30 minutos.

Entretanto, colocamos a manteiga e batemos com a batedeira, adicionamos, pouco a pouco, o açúcar, os ovos, o leite, a farinha e o fermento. Reserve.

De seguida, escorremos as frutas cristalizadas para um recipiente, juntamos as amêndoas palitadas e o miolo de noz, polvilhamos com um pouco de farinha, envolvemos bem todos os ingredientes e adicionamos à massa reservada. Se gostar, adicione um pouco de rum (2 colheres sopa).

Untamos com manteiga uma forma retangular e forramos com papel vegetal, voltamos a untar com manteiga.

Vertemos a massa na forma e levamos ao forno, previamente aquecido a 180ºC, durante 45 minutos. Verificamos se está cozido fazendo o teste do palito, que deverá sair limpo.

Retiramos o bolo do forno, deixamos arrefecer e se gostar servimos polvilhado com açúcar em pó.

Informação: tempo de preparação- médio; dificuldade- fácil; doses-6.

IMGP8277-Bolo Inglês-Blog.JPG

IMGP8281-Bolo Inglês-Blog.JPG

 

11 comentários

Comentar post