Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Dom | 16.10.16

Bolo do Caco com manteiga de alho & ervas aromáticas – WBD

Margarida

IMGP5336-Bolo do caco-Blog.JPG

Hoje comemoramos o World Bread Day e o Dia Mundial da Alimentação, um dia muito especial, em que centenas de bloggers de todo o mundo são convidados a participarem, fazendo o seu pão e publicando posteriormente as suas experiências nos respetivos Blogues.

Mais uma vez, não pude ficar indiferente, aceitei o desafio e hoje partilho convosco esta experiência magnífica em que a minha opção recaiu sobre a preparação do delicioso Bolo do Caco, tão conhecido entre nós.

O bolo do caco é um pão de trigo típico da região da Madeira que pode ser encontrado tanto na ilha da Madeira como na ilha do Porto Santo.

Reza a história que o Bolo do Caco era cozido em cima de um caco de basalto e por isso mesmo adquiriu esta designação.

Esta admirável iguaria Madeirense pode ser consumida como uma entrada, um acompanhamento ou apenas como iguaria principal.

Faça o seu próprio pão e celebre connosco este dia tão especial. Uma forma solidária, de agradecimento por termos a oportunidade de partilhar o nosso pão com a nossa família e amigos.

IMGP5339-Bolo do caco-Blog.JPG

Ingredientes p/ a manteiga

50 g de manteiga amolecida

2 dentes de alho

1 molho de ervas aromáticas (salsa & coentros)

 

Preparação

Misture todos os ingredientes num processador ou na Bimby e triture tudo.

Reserve a manteiga no frigorífico até servir.

IMGP5337-Bolo do caco-Blog manteiga.JPG

Ingredientes p/ o bolo do caco

500 g de água

2 colheres (chá) de sal

100 g de batata-doce cortada em pedaços

1 colher (chá) de fermento de padeiro seco

1 dente de alho

370 g de farinha tipo 65, mais q.b p/ polvilhar

 

Preparação - Bimby

No copo, coloque 300g de água, 1 colher de chá de sal e a batata-doce, coza 20 min/ 100º/ lâmina invertida/ velocidade colher. Escorra a água com a ajuda do cesto.

No copo, coloque a batata-doce escorrida e 200 g de água, misture 10 seg/ vel 5.

Acrescente o fermento e o alho, triture 5 seg/ vel 7.

Adicione a farinha e 1 colher de chá de sal, amasse 2 min/ velocidade espiga.

Reserve num recipiente e deixe a massa levedar num local morno durante 40 minutos ou até a massa dobrar de volume.

Retire a massa para uma superfície polvilhada com farinha, molde cerca de 7 bolas e espalme ligeiramente.

Coloque uma frigideira ao lume e cozinhe cada porção durante 4 minutos. Vire e cozinhe mais 4 minutos.

Sirva os bolos do caco com a manteiga de alho e ervas aromáticas.

IMGP5341-Bolo do caco-Blog.JPG

Informação: tempo de preparação- 30 minutos; dificuldade- média; doses- 7 unidades.

Fonte: receita adaptada de: Bimby na Rota das Descobertas; pag. 43.

3 comentários

  • Imagem de perfil

    Margarida

    12.07.17

    É provável que assim seja! Existem inúmeras receitas, bem como as mais tradicionais, que são reinventadas e recriadas de acordo com a criatividade de quem as confeciona, mas que ficam igualmente saborosas.
    Nesta receita, o açúcar (da receita original) foi substituído pela batata-doce e fica igualmente saboroso.
    Experimente, vai surpreendê-la!
    Obrigada pela sua visita.
  • Sem imagem de perfil

    Ana Romão

    12.07.17

    Boa tarde.
    Sim, concordo que as receitas sejam acrescentadas e feitas conforme o gosto de cada um. Aliás as receitas não são inventadas à primeira. Resultam de uma natural evolução. O bolo-do-caco é na verdade um pão e não leva batata doce, e muito menos açúcar. Nunca levou. Leva apenas quatro ingredientes. Farinha de trigo, fermento, água e sal. Nada mais. De qualquer modo, gosto muito de algumas receitas que apresenta no seu blog. Parabéns!
  • Comentar:

    CorretorEmoji

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.