Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Sab | 19.04.14

Bola de carne

Margarida

Para celebrar esta Páscoa confecionei uma saborosa "Bola de carne" tão comum nas cozinhas portuguesas. A bola de carne é essencialmente confecionada com diferentes enchidos, mas também pode ser confecionada com sobras de carne. Assim, aproveitei algumas sobras de peito de frango estufado que havia sobrado, desfiei-o e acrescentei-o ao recheio da bola.

A "Bola de carne" ou o "Folar" de Valpaços, como é chamado nesta região transmontana, é sem dúvida o mais conhecido por ser "um produto de panificação específico, em que a massa é guarnecida de ovos, confecionado com azeite de qualidade, margarina vegetal e banha na qual são incorporadas carnes de porco salgadas, secas e de fumeiro".

Segundo consta a tradição, o Folar era um presente que os padrinhos e as madrinhas ofereciam aos seus afilhados para quebrar o jejum pascal.

A todos, uma Páscoa feliz! 

 

Ingredientes

500 g de farinha sem fermento

10 g de fermento de padeiro

1 dl de água morna

1 dl de azeite

60 g de manteiga amolecida

3 ovos

sal q.b.

farinha para polvilhar

ovo batido para untar

azeite para untar

 

p/ o recheio

1 peito de frango previamente estufado

chourição em fatias finas q.b.

bacon em fatias finas q.b.

presunto em fatias finas q.b.

 

Preparação

Deite a farinha em cima da bancada de serviço e abra-lhe uma cavidade, introduza-lhe os ovos, o sal, o azeite, a margarina e o fermento, previamente dissolvido em água morna. Envolva todos os ingredientes e amasse bem até a massa se descolar da bancada e das mãos. Faça uma bola com a massa e coloque-a numa tigela, polvilhe com um pouco de farinha, tape a tigela com um pano e deixe a massa levedar até atingir o dobro do tamanho.

Polvilhe a bancada de serviço com um pouco de farinha. Divida a massa em 2 partes iguais e estenda uma das partes, coloque-a numa forma redonda, previamente untada com azeite. Preencha com as carnes, por camadas: chourição, bacon, frango desfiado e o presunto. Estenda a outra parte da massa e introduza por cima, feche bem os bordos da massa e deixe levedar um pouco mais. Entretanto, aqueça o forno a 180º. Pincele a bola com o ovo batido e leve ao forno a cozer cerca de 40 minutos.

Quando estiver pronta, retire do forno, deixe arrefecer, desenforme e pincele com um pouco de azeite.

Uma iguaria indispensável na Páscoa. {#emotions_dlg.blink}

 

Informação: tempo de preparação- longo; dificuldade- fácil; vegetariano- não.

 

Fonte: Folar de Valpaços

2 comentários

Comentar post