Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Ter | 18.02.20

Arroz de frango no forno

Margarida

IMGP8389-Arroz de frango no forno-Blog.JPG

Quando se trata de uma refeição familiar, todos nós gostamos de preparar algo simples, reconfortante mas delicioso, algo que nos recorde os sabores de infância, os aromas da cozinha da nossa mãe, é isso que hoje partilho convosco.

Esta receita familiar rende algumas porções, é muito fácil de preparar e tem tudo para ficar saborosa. Uma receita que agrada a miúdos e graúdos. Estejam à vontade para substituir ingredientes por outros da vossa preferência ou até aumentar a dosagem dos ingredientes, dependendo do número de doses que pretendam, pois esta é uma receita bastante versátil, ideal para uma mesa repleta de comensais.

Bom apetite!!

IMGP8387-Arroz de frango no forno-Blog.JPG

Ingredientes

4 coxas de frango

1 cebola

1 dente de alho

1 folha de louro

1 fio de azeite

½ copo de vinho branco

3 cenouras

½ bacon fumado

½ chouriço de carne

1 lt de caldo de galinha

sementes de piripiri q.b.

1 colher (sobremesa) pimentão-doce

1 colher (café) canela em pó

noz-moscada q.b.

sal q.b.

Preparação

Num tacho, verta um fio de azeite e deixe aquecer. Adicione a folha de louro, a cebola e o alho picado, deixe alourar, regue com vinho branco e deixe evaporar um pouco. De seguida, acrescente as coxas de frango e aloure de ambos os lados. Acrescente as cenouras, o bacon e o chouriço, tudo cortado em pedaços. Adicione o piripiri, o pimentão-doce a canela e a noz-moscada, envolva bem.

Acrescente uma chávena do caldo de galinha e deixe cozinhar, durante 30-40 minutos, em lume brando. Se necessário, acrescente mais caldo.

Passado esse tempo, tire o tacho do lume. Retire as coxas de frango, as cenouras, o bacon, o chouriço e a folha de louro. Desfie o frango, corte as cenouras, o bacon e o chouriço em rodelas. Reserve o caldo.

No mesmo tacho, verta quatro chávenas do caldo reservado e do restante caldo de galinha e deixe levantar fervura. Adicione duas chávenas de arroz, uma pitada de sal, mexa bem e deixe cozinhar em lume brando durante 15 minutos.

Entretanto, aqueça a forno a 200ºC.

Num tabuleiro de ir ao forno, coloque uma camada de arroz, por cima coloque o frango desfiado, o bacon, o chouriço e uma parte da cenoura às rodelas. Por cima, coloque mais uma camada de arroz. Disponha, por cima, as restantes cenouras às rodelas e enfeite com chouriço às rodelas e bacon às fatias.

Leve o tabuleiro ao forno, cerca de 15-20 minutos, até alourar.

IMGP8394-Arroz de frango no forno-Blog.JPG

IMGP8391-Arroz de frango no forno-Blog.JPG

IMGP8395-Arroz de frango no forno-Blog.JPG

Informação: tempo de preparação- médio; dificuldade- fácil; doses-4-6.

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Margarida

    19.02.20

    Obrigada, Luísa!
    Uma receita reconfortante.
    Beijinhos
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.