Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Sab | 08.11.14

Arroz de carqueja com entrecosto

Margarida

IMGP2530-Arroz de carqueja-Blog.jpg

O arroz de carqueja é um prato típico da gastronomia portuguesa, sendo uma especialidade na região da Beira Baixa. A carqueja é uma planta que depois de seca é muito utilizada para infusões e tempero de pratos de caça, como por exemplo o arroz de carqueja com coelho ou lebre, segundo os especialistas, confere-lhe um sabor único. 

Normalmente o arroz de carqueja é confecionado com frango do campo aproveitando-se o seu sangue avinagrado, onde o arroz é depois cozido no caldo da infusão dos ramos de carqueja seca.

A primeira vez que experimentei o arroz de carqueja foi na “Feira de gastronomia de Santarém”, fiquei fã e não sosseguei enquanto não reproduzi tamanha iguaria tradicional. 

Depois de alguma pesquisa, encontrei esta receita que aqui partilho convosco, devo dizer, modéstia à parte, que ficou uma delícia, mesmo não utilizando o frango e o seu respetivo sangue como é tradição, originando assim uma cor e textura diferentes do original, mas o seu sabor é igualmente apetitoso. 

A todos, um excelente fim de semana e “boas cozinhas”. 

IMGP2531-Arroz de carqueja-Blog.jpg

Ingredientes (p/ 4 pessoas)

2 chávenas almoçadeiras de arroz

1 kg de entrecosto cortado aos pedaços

2 linguiças

1 copo de vinho tinto

4 dentes de alho

2 folhas de louro

1 cebola

4 ramos de carqueja seca

1 colher (sopa) de banha

azeite q.b.

sal, pimenta q.b.

piripíri seco q.b.

 

Preparação

Faça uma marinada com o entrecosto, vinho tinto, dois dentes de alho cortados às rodelas, uma pitada de sal, piripíri e 1 folha de louro. Deixe a carne a marinar de um dia para o outro, ou durante 2-3 horas.

No próprio dia, num tacho, faça um refogado com a cebola picada, dois dentes de alho picados, uma folha de louro, um fio de azeite e a banha. Deixe a cebola amolecer e acrescente a linguiça cortada às rodelas, envolva e deixe cozinhar 1-2 minutos. De seguida acrescente o entrecosto e envolva-o no refogado, deixe a carne selar de ambos os lados, virando-a. Quando a carne estiver douradinha, acrescente o molho da marinada, previamente coado. Deixe levantar fervura, envolva todos os ingredientes, baixe o lume, tape e deixe cozinhar lentamente, cerca de 40 minutos, até a carne ficar macia.

Entretanto faça uma infusão dos ramos de carqueja em 1 litro de água a ferver e deixe repousar cerca de 15-20 minutos.

Depois da carne cozinhada, acrescente o caldo da infusão da carqueja, devendo ser a quantidade do caldo o dobro mais ½, da quantidade do arroz. Deixe levantar fervura, retifique os temperos e acrescente o arroz.

Deixe cozinhar cerca de 15 minutos. Enfeite com alguns ramos de carqueja, da infusão, e sirva de imediato.

 

IMGP2533-Arroz de carqueja-Blog 1.jpg

Informação: tempo de preparação- médio; dificuldade- fácil; vegetariano- não.

Fontes: Município de Viseu; Município da CovilhãOutras cozinhas

2 comentários

Comentar post