Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Dom | 22.09.13

Arroz de cabidela de frango do campo

Margarida

Por vezes, na minha cozinha, temos iguarias que são destacadas e cozinhadas por outros amantes da cozinha. Foi o caso de hoje, onde os sabores do Minho estiveram em alta e o Z. nos preparou um delicioso arroz de cabidela à moda do Minho. Este arroz, foi guarnecido com um saborosíssimo vinho verde tinto, que tanto serviu para dar um sabor especial à cabidela, como também serviu para nos acompanhar neste delicioso manjar, que tantas recordações nos trouxeram. Tempos em que a sua avó confecionava, na aldeia e com galinhas do campo caseiras, este delicioso pitéu.

Uma boa sugestão para um almoço de domingo! 

 

 

Ingredientes (p/ 4 pessoas)

1 frango do campo c/ saco do sangue

½ dl de vinagre

1 dl de vinho verde tinto

½ dl de azeite

2 cebolas médias

6 dentes de alho

80 gr de toucinho fumado

1 ramo de salsa

2 folhas de louro

1 malagueta seca pequena

1 ½ chávena almoçadeira de arroz agulha

pimenta q.b.

cominhos q.b.

sal q.b.

 

Preparação

Num tacho, faça um refogado com azeite, cebolas e alhos picados, salsa picada, louro e pimenta, deixe amolecer por uns minutos. Acrescente o toucinho cortado aos quadrados e deixe refogar, mais uns minutos. Acrescente o frango, cortado aos pedaços, a malagueta e os cominhos, mexa até o frango alourar em todos os lados. Acrescente a água quente até cobrir o frango, deixe cozer, em lume brando, por +/– 45 minutos.

À parte, num recipiente, junte o sangue, o vinagre e o vinho. Depois de o frango estar cozido, acrescente a água, o dobro da medida do arroz, deixe levantar fervura e adicione o arroz. Retifique os temperos e deixe cozer, em lume brando, mais 10 minutos. Depois de estar cozido adicione a mistura do sangue, deixe levantar fervura alguns segundos, e sirva imediatamente.{#emotions_dlg.santarem}

 

Informação: tempo de preparação- 1h30; dificuldade- médio; vegetariano- não; não aconselhável a crianças; ingrediente principal- frango.

Fonte: Sabores do minho

 

7 comentários

Comentar post