Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Ter | 19.05.15

Torta de camarão

Margarida

IMGP3432-Torta de camarão-Blog.JPG

A Torta de camarão é uma receita muito comum na região do Douro e Minho, onde normalmente é servida como uma entrada, acompanhada de uma deliciosa salada.

Esta é também uma receita bastante comum na nossa cozinha familiar. A mãe fazia-a com alguma frequência e para além de ficar deliciosa, fazia sempre um brilharete em qualquer evento familiar.

Hoje, partilho convosco a receita que encontrei aqui, adaptei-a e testei-a. Quem a provou admite que estava saborosa, embora reconheça que numa próxima vez deva diminuir a quantidade líquida na preparação do creme do recheio, para que este fique um pouquinho mais espesso.

Bom apetite! 

IMGP3431-Torta de camarão-Blog.JPG

Ingredientes

p/ massa

½ chávena almoçadeira de leite

3 colheres de sopa de farinha de trigo

2 gemas

3 claras batidas em castelo

sal e pimenta q.b.

 

p/ recheio

½ litro de leite

1 cebola

150 g de farinha de trigo

2 gemas

500 g de miolo de camarão cozido

½ chávena do caldo do camarão cozido

margarina q.b.

sal e piripíri q.b.

 

Preparação

Para a massa: desfaça a farinha no leite, adicione as gemas, as claras batidas em castelo e envolva muito bem, tempere a seu gosto.

Deite a massa num tabuleiro retangular, previamente forrado com papel vegetal.

Leve ao forno, previamente aquecido a 180º, cerca de 25 minutos.

Entretanto, prepare o recheio: pique a cebola e faça um refogado com um pouco de margarina, não deixe alourar muito a cebola.

Adicione o camarão, previamente cozido, ao refogado.

À parte numa tigela, bata as gemas com um pouco de leite e desfaça a farinha com este preparado. Gradualmente, acrescente um pouco do caldo de camarão, intercalando com o restante leite, até apresentar um creme homogéneo com uma espessura a seu gosto.

Adicione este preparado à mistura do refogado com o camarão, tempere a gosto e deixe apurar em lume brando.

Depois da massa cozida, retire o tabuleiro do forno e vire a massa sobre um pano. Recheie com o creme de camarão e enrole com a ajuda do pano.

 

Dica: na preparação do creme de camarão, pode não ser necessário utilizar a quantidade toda do leite, uma vez que vai utilizar um pouco do caldo do camarão. Se preferir adicione apenas o leite. Pessoalmente, preferi utilizar o leite e o caldo de cozer o camarão. Julgo ter ficado mais saboroso.

 

Informação: tempo de preparação- médio; dificuldade- fácil; doses- 6-8