Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Dom | 01.12.13

Strudel de alheira, espinafres e cogumelos

Margarida

Este mês, o nosso desafio para o Dia Um… Na Cozinha consistia em confecionarmos um Strudel salgado. A receita que eu conhecia era o Apfelstrudel, que significa folhado de maçã, uma sobremesa tradicional austríaca. No entanto, também é muito conhecida na Alemanha como Strudel que consiste basicamente num preparado doce, confecionado à base de maçã, canela e frutos secos, envolvido numa massa folhada muito fininha.

Todavia, os desafios são mesmo assim, sair da nossa "zona de conforto", testar ingredientes diferentes, a sua combinação, os seus sabores… enfim, procurar ingredientes que se ajustem àquilo que pretendemos confecionar, deixando-os igualmente apetitosos. 

 

Depois de alguma pesquisa, optei por utilizar a massa filo, uma vez que é uma massa com uma textura muito fininha e que se assemelhava à textura que pretendida. Encontra-se facilmente à venda em supermercados, já preparada, na zona das massas: folhada e quebrada.

 

Os ingredientes que utilizei combinaram na perfeição e as porções utilizadas serviram dois Strudel que foram degustados "num abrir e fechar de olhos"... 

 

Ingredientes (para 2 unidades)

massa filo (8 folhas)

3 alheiras

1 ½ pacote de espinafres frescos

½ embalagem de cogumelos laminados frescos

1 cebola

3 dentes de alho

azeite q.b.

sal e pimenta q.b.

manteiga q.b.

 

Preparação

Num tacho com um fio de azeite, faça um refogado com a cebola e dois alhos picados. Tire a pele às alheiras, parta-as em pedaços e acrescente ao refogado. Deixe refogar durante uns minutos, até as alheiras se desfazerem um pouco. Acrescente os espinafres e deixe-os cozinhar, envolvendo-os com as alheiras. Entretanto, num outro tacho, faça saltear os cogumelos com um pouco de azeite e um alho picado, deixe cozinhar uns minutos. Quando estiverem prontos, escorra-os e adicione-os ao preparado da alheira. Envolva tudo e tempere de sal e pimenta. Deixe arrefecer um pouco.

De seguida, estenda uma folha de massa filo, pincele com um pouco de manteiga derretida e sobreponha uma outra folha de massa. Repita este processo até obter 4 camadas de massa filo. Coloque o recheio no centro e enrole a massa, feche os lados para dentro, enrole mais uma vez e pincele por cima, com a manteiga derretida.

Coloque uma folha de papel vegetal, no tabuleiro do forno e disponha os rolos, dê uns golpes na massa, para que esta fique mais estaladiça e possa respirar, tempere de sal e pimenta.

Leve ao forno, previamente aquecido a 180º, cerca de 15 minutos, até a massa ficar douradinha.

Acompanhe com uma salada a seu gosto. Bom apetite! {#emotions_dlg.funchal}

 

Informação: tempo- 45 minutos; dificuldade- fácil; vegetariano- não.

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.