Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Sopa creme de brócolos

As sopas são simples e rápidas de confecionar e geralmente de baixo custo, normalmente, tanto as sopas como os caldos, são uma referência na nossa cultura gastronómica. Quando incluímos sopas na nossa refeição, segundo os nutricionistas, estamos a ingerir vegetais que se consideram indispensáveis para uma alimentação mais saudável e equilibrada.

Para incentivar o consumo das sopas a APN disponibilizou um guia on-line sobre sopas que partilhei da Sapo Sabores e que aqui partilho convosco.

Assim, em nome das sopas, que eu adoro, aqui fica este delicioso creme de brócolos. 

 

Ingredientes (p / 4 pessoas)

2 molhos de brócolos

1 cebola média

2 dentes de alho

1 courgette

azeite q.b.

sal e pimenta q.b.

água q.b.

 

Preparação

Numa panela, deite um fio de azeite e acrescente a cebola e os alhos às rodelas. Deixe alourar até a cebola ficar amolecida. Adicione a courgette cortada, com casca, às rodelas finas, tempere de sal e deixe refogar mais uns minutos. Separe o talo dos brócolos da parte verde e corte-o aos pedaços, acrescente aos outros legumes e deixe refogar em lume brando cerca de 4-5 minutos. Cubra os legumes com água quente, deixe levantar fervura e acrescente os brócolos. Deixe cozer mais uns 10 minutos. Entretanto, num tacho com água a ferver, coza alguns brócolos, sem os talos, durante 2 minutos, para utilizar como guarnição na sopa.

Depois dos legumes cozidos, retire o tacho do lume e com a ajuda da varinha mágica ou um liquidificador triture a sopa até ficar um creme homogéneo.

Num prato de servir, introduza a sopa, por cima as flores dos brócolos que se cozeu à parte e um fio de azeite.

 

 

"A sopa apresenta um elevado valor nutricional, pela sua riqueza em nutrientes, e um baixo valor calórico".

 

Informação: tempo de preparação- rápida; dificuldade- fácil: aconselhável a crianças- sim.

 

Fontes: APN-Associação Portuguesa de Nutricionistas

 

7 comentários

Comentar post