Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Risotto de camarão

Sempre pensei que o risotto fosse um prato complicado de fazer e que seria uma comida típica de restaurantes, no entanto verifiquei que é uma receita prática e muito simples. Segundo Jamie Oliver, "o risotto destina-se a ser cozinhado em casa" acabando por ser de fácil confeção, apenas requer muita paciência, mas esse é um ingrediente que considero ser fundamental em todas as receitas da nossa vida.

A receita de base do risotto é sempre a mesma, depois podemos completá-la com variadíssimos sabores, que podem ser: legumes, carne, peixes, mariscos…enfim o que quisermos.

Foi o que fiz, segui a receita básica, do Jamie Oliver, e como tinha miolo de camarão, dei largas à imaginação e inventei.

Saiu bem, ficou muito saboroso!

Ingredientes (p/ 4 pessoas)

1 cebola média

2 dentes de alho

300 gr de arroz arbório

400 gr de miolo de camarão

1 pimento vermelho pequeno

1 alho francês pequeno (só a parte branca)

1 dl de azeite

1 caldo de marisco Knorr

1 lt de água

1 dl de vinho branco

Sal e pimenta q.b.

60 gr de queijo parmesão (ralado no momento)

 

Preparação

Para o caldo, aqueça a água e adicione o caldo knorr e deixe-o dissolver. Num tacho, aqueça o azeite e refogue a cebola e os alhos picadinhos. Depois de ficarem lourinhos acrescente o pimento, cortado aos quadradinhos, e o alho francês às rodelas fininhas (guarde algumas rodelas para polvilhar, no fim). Deite uma pitada de sal e deixe os legumes saltearem alguns minutos, adicione o risotto e vá mexendo sempre, muito lentamente e em lume brando. Acrescente o vinho, continue a mexer e deixe evaporar. Depois adicione o caldo de marisco, às colheradas, e vá repetindo este processo sempre que o caldo for absorvido pelo arroz, continue sempre a mexer. Vá provando para verificar se o arroz está cozido e retifique os temperos de sal e pimenta. Este processo leva mais ou menos 20 minutos, assim sendo, acrescente o camarão cinco minutos antes e continue a mexer. Retire do lume, acrescente o queijo, sempre a mexer lentamente e verifique se fica com uma textura húmida e cremosa. Sirva, por cima, com as rodelas do alho francês que sobraram.

 

Fonte: Na cozinha com Jamie Oliver, Receita Básica de Risotto, pag. 170

Informação: duração- 1 hora; confeção- fácil(*); vegetariano- não; não aconselhável a crianças; ingrediente principal- risotto.

4 comentários

Comentar post