Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Pavlova tropical

 

IMGP4674-Pavlova tropical-Blog.JPG

A pavlova é uma sobremesa elegante, suave e tão delicada como uma bailarina, daí o seu nome, homenageando a extraordinária bailarina russa Anna Pavlova.

Não podia ter sido mais apropriado o tema deste mês para o desafio Dia Um… Na Cozinha: Pavlovas. Todas elas irão desfilar elegantemente transportando consigo a delicadeza e emoção que cada mãe transmitiu na confeção da sua própria pavlova, tal e qual o amor maternal e incondicional que transmitimos a cada filho.

A pavlova é sem dúvida muito delicada e frágil, deve ficar por fora crocante e o seu interior macio. Todo o cuidado é pouco na hora de a descolarmos do papel vegetal, pois o seu exterior pode quebrar um pouco. Foi o que me aconteceu, mas nem por isso ela deixou de se erguer e acolher as natas e os frutos que aguardavam pela sua colocação. Ficaram deliciosamente aconchegados.

As mães desta família adoram frutos tropicais, pois eles transportam-nos à infância e fazem-nos viajar no tempo, foi a pensar nelas que preparei esta agradável pavlova decorada com os nossos frutos tropicais de eleição.

Não sei se já tinha partilhado convosco, adoro o mês de maio…

Feliz dia Mães!!

 

IMGP4677-Pavlova tropical-Blog.JPG

Ingredientes

4 claras de ovo

1 pitada de sal

200g de açúcar em pó

1 colher (sopa) de amido de milho

1 colher (sopa) de amêndoa em pó

1 colher (chá) de sumo de limão

1 pacote de natas (usei Longa Vida)

1 colher (sopa) de açúcar

1 manga

1 papaia

3 rodelas de ananás

morangos q.b.

physális q.b.

 

Preparação Bimby

Ligue o forno a 120º.

Forre o tabuleiro do forno com uma folha de papel vegetal e desenhe dois círculos com um diâmetro aproximadamente de 20cm (utilizei um prato de sobremesa como medida).

No copo da Bimby coloque a borboleta, adicione as claras e uma pitada de sal, programe 6 min/ vel 3 sem o copo de medida. Depois programe a vel 3 e através do bocal da tampa vá adicionando, uma colher de cada vez, o açúcar em pó.

De seguida, programe 1 min/ vel 3 e acrescente através do bocal da tampa o amido de milho, a amêndoa em pó e o sumo de limão.

Retire a borboleta e com a ajuda de uma colher de sopa espalhe o merengue sobre cada círculo de papel.

Leve o tabuleiro ao forno durante 1 hora e 15 minutos. Terminado este tempo desligue o forno e deixe os merengues arrefecerem dentro do forno.

Entretanto, bata as natas. No copo da Bimby, previamente limpo e seco, coloque a borboleta e bata as natas na vel 3 até atingirem a consistência desejada. Acrescente uma colher de sopa de açúcar.

De seguida, prepare a fruta, descascando-a e cortando-a em pequenos quadrados.

Sirva a Pavlova, colocando um disco num prato, depois cubra com as natas e por cima acrescente a fruta a seu gosto. Repita o processo sobrepondo o outro disco de merengue.

Enfeite com alguns physalis e sirva de imediato.

IMGP4678-Pavlova tropical-Blog.JPG

 

IMGP4679-Pavlova tropical-Blog.JPG

IMGP4685-Pavlova tropical-Blog.JPG

Informação: tempo de preparação- 2h15m; dificuldade- média; doses- 4

Logotipo Maio 2016 (1).jpg