Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Lingueirão à "Bulhão Pato"

Ao sábado, quando temos tempo, gostamos de ir ao mercado local comprar os legumes, frutas e algum peixe que nos agrade. No saco, entre vários produtos, trouxemos 1 kg de lingueirão fresquinho, que o Z. preparou conforme a receita à "Bulhão Pato", e um saquinho de azeitonas, que eu mesma preparei. Ambos fizeram as nossas delícias, para celebrar a chegada do verão, num final de tarde ameno, como há muito não acontecia.

Segundo a peixeira da praça, o lingueirão deve ser comprado vivo e deve ser colocado de molho, em pouca água salgada, durante 2 a 3 horas, para que possa largar toda a areia que contém. Não deve cozer durante muito tempo, pois fica rijo. O Z. preparou este lingueirão de acordo com as indicações da peixeira, ficou magnífico.

Quanto às azeitonas, gosto de comprar a quantidade que pretendo e temperá-las, como me ensinou um amigo. Coloco-as num recipiente e tempero-as com alhos esmagados com casca, um pouco de sal, azeite, coentros e limão. Guardo-as no frigorífico e assim estão sempre prontas a servir, quando necessário.

Ingredientes

1 kg de lingueirão

1 dl de azeite

5 dentes de alhos

2 dl vinho branco

1 molhinho de coentros

1 sumo de um limão

Sal e pimenta q. b.

 

Lave muito bem o lingueirão, para que saia a areia, e escorra-os. Num tacho, leve ao lume o azeite e os alhos picados, vá mexendo e deixe alourar uns minutos. Adicione o lingueirão e deixe que eles abram as conchas. Junte os coentros picados, o vinho branco, tempere de sal e pimenta. Agite o tacho. Transfira o lingueirão para um prato de servir. No tacho, acrescente o sumo do limão e deixe o molho ferver uns minutos, para apurar. Regue com o molho por cima, e sirva o lingueirão com coentros picados e uns gomos de limão.

Fica muito bem acompanhado de pão torrado! {#emotions_dlg.blink}