Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Frango na Cataplana

São diversas as receitas que confeciono na Cataplana, um utensílio típico e originário da região do Algarve, que muito aprecio. Confecionar alimentos na Cataplana é impedir que exista uma perda significativa dos aromas dos respetivos alimentos, conferindo-lhes assim um sabor magnífico.

Desta vez, o meu ingrediente principal foi o frango.

A todos, um excelente domingo!

 

 

Ingredientes (p/ 4 pessoas)

frango aos pedaços (usei peitos e coxas)

bacon aos quadrados q.b. (usei uma embalagem pequena)

2 cebolas

2 tomates maduros

½ pimento vermelho

½ pimento amarelo

½ embalagem de cogumelos frescos às fatias

1 cálice de vinho do Porto

½ copo de vinho branco

sumo de ½ limão

margarina q.b. (usei Becel)

azeite q.b.

sal q.b.

pimenta q.b.

piripíri q.b.

orégãos frescos q.b.

 

Preparação

Num recipiente, tempere o frango com sal, pimenta e piripiri, reserve. Numa frigideira, aqueça um fio de azeite e introduza o frango, deixe alourar de ambas as partes. Retire o frango e na mesma frigideira, introduza o bacon e deixe alourar, reserve. Unte a Cataplana com um pouco de margarina, descasque e corte as cebolas às rodelas e introduza no fundo da Cataplana. Corte os tomates às rodelas e adicione por cima. Acrescente o frango e o bacon. Por cima, disponha os pimentos às rodelas e os cogumelos. Regue com um fio de azeite, vinho do Porto e vinho branco. Tempere com um pouco de sal e pimenta do moinho, tendo em conta que o frango já estava temperado e o bacon é um pouco salgado, salpique com orégãos frescos a gosto.

Leve a Cataplana ao lume e deixe levantar fervura. Reduza o lume, feche a Cataplana com cuidado e deixe cozinhar cerca de 20-30 minutos, em lume brando, até o frango ficar tenro. {#emotions_dlg.vila_real}

 

Informação: tempo- médio dificuldade- fácil; vegetariano- não.

2 comentários

Comentar post