Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Empada de galinha com cogumelos salteados

IMGP4461-Empada de galinha com cogumelos salteados

Mais uma edição do Dia Um… Na Cozinha, o tema deste mês fez-nos trabalhar com o rolo da massa, acender os fornos e deixar que os aromas quentes e deliciosos das empadas invadissem as nossas cozinhas. Pequenos salgados muito populares da nossa gastronomia, constituídos por uma massa de farinha de trigo com diversos recheios e uma tampa feita da mesma massa.

Segundo se consta, as empadas teriam a influência dos pastelões portugueses bastante comuns na nossa gastronomia durante a época medieval. Mais tarde, século XIX, foram transformados em pequenos salgados vendidos habitualmente em cafés e padarias. Hoje em dia, salgados indispensáveis em qualquer destes espaços.

A minha opção recaiu sobre uma agradável empada de tamanho familiar. Fazendo assim o aproveitamento de um saboroso assado de galinha com molho de laranja que havia sobrado.

Foram salteados alguns cogumelos com coentros e posteriormente acrescentados ao recheio da galinha desfiada e seu respetivo molho. Resultou num casamento perfeito de sabores. Uma delícia!

E como os tempos são outros, para a preparação da massa não poderia dispensar a ajuda da Bimby que me faz sempre poupar algum tempo na cozinha.

Por isso, já sabe, sempre que tiver sobras de carne ou galinha assada, aproveite e faça pequenas empadas ou uma empada gigante. Desta forma, nada se desperdiça!

IMGP4462-Empada de galinha com cogumelos salteados

Ingredientes

p/ massa de empada

50 g de água

50 g de azeite

50 g de vinho branco

80 g de banha

2 colheres (chá) de fermento de padeiro

1 ovo

450 g de farinha tipo 65

1 colher (chá) de sal

 

p/ recheio

½ galinha assada no forno e respetivo molho

200 g de cogumelos laminados

azeite q.b.

1 molho de coentros

2 colheres (sopa) de farinha

2 gemas de ovo batidas com um fio de leite

1 ovo para pincelar

 

Preparação

Preparação da massa de empada feita na Bimby: no copo da Bimby, coloque a água, o azeite, o vinho branco, a banha e o fermento, aqueça 2 min/ 37º C/ vel 2.

De seguida, adicione o ovo, a farinha e o sal, amasse 2 min/ vel. espiga. Retire a massa para um recipiente, tape com um pano e deixe levedar num local morno cerca de 40 minutos.

Para o recheio: desosse a galinha, elimine as peles, desfie e coloque num recipiente juntamente com o molho previamente coado.

Numa frigideira, aqueça um fio de azeite e salteie os cogumelos juntamente com os coentros picados. Deixe evaporar o líquido que se vai formando.

De seguida, adicione a mistura da galinha e envolva bem, acrescente a farinha e mexa. Adicione as gemas batidas com um fio de leite, envolva e deixe cozinhar alguns minutos. Reserve.

Entretanto, unte uma forma redonda, de fundo amovível, com manteiga e polvilhe com farinha.

Divida a massa em duas partes desiguais. Numa bancada polvilhada com farinha, estenda a parte maior, com a ajuda de um rolo. Coloque na forma e acrescente o recheio. Estenda a outra parte da massa, cubra o recheio e una os bordos da massa de baixo para cima. Para que a empada fique bem fechada.

Bata o ovo e pincele toda a empada. Com a ajuda do bico de uma tesoura, faça um furo no centro da empada para que possa permitir a saída do vapor.

Leve ao forno, previamente aquecido a 200º, cerca de 30 minutos.

 

IMGP4464-Empada de galinha com cogumelos salteados

IMGP4468-Empada de galinha com cogumelos salteados

IMGP4465-Empada de galinha com cogumelos salteados

Informação: tempo de preparação- médio; dificuldade- fácil; doses- 6.

Logotipo Dia Um... Na Cozinha Março 2016 (1).jpg

 

 

8 comentários

Comentar post