Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Creme de abóbora com camarão

Uma receita simples e saborosa que apresentei, no almoço de Natal, aos nossos convidados, como primeiro prato. Estava soberbo, todos foram unânimes. O fumet confere-lhe um sabor magnífico e no final um toque muito especial, o camarão envolvido no creme de abóbora. 

Com este delicioso creme, surpreenda os seus convidados, no jantar da passagem do ano. Eles vão adorar! 

Boas Festas! Feliz 2015! 

IMGP2701-Creme de abóbora com camarão-Blog.JPG

Ingredientes

400 g de camarão com casca

450 g de água

4 dentes de alho

10 g de manteiga

azeite q.b.

1 malagueta pequena seca

sal q.b.

1 colher (sopa) de vinagre balsâmico

250 g de cebola

900 g de abóbora cortada em pedaços

150 g de batata cortada em pedaços

 

Preparação

Modo tradicional

Descasque os camarões e reserve as cascas e as cabeças para preparar o caldo de camarão ou um fumet. Coloque num tacho as cascas e as cabeças dos camarões, adicione água até cobrir as cascas e deixe cozer em lume brando, cerca de 15-20 minutos, até o caldo reduzir um pouco. Coe o caldo e reserve.

Numa panela, coloque a cebola, os alhos picados e a malagueta. Adicione um fio de azeite e a manteiga, deixe refogar alguns minutos. De seguida, adicione o vinagre, a abóbora, a batata e o caldo ou fumet reservado, até cobrir os legumes. Envolva todos os ingredientes, adicione um pouco de sal e deixe levantar fervura, reduza o lume e deixe cozinhar cerca de 35 minutos até os legum estarem bem macios.

Depois de cozidos, retire do lume, verifique os temperos, caso pretenda pode retirar a malagueta, triture os legumes com a varinha mágica, até apresentar um creme homogéneo. Se o creme estiver um pouco espesso acrescente um pouco mais do caldo.

Leve novamente ao lume, acrescente o miolo de camarão e deixe cozinhar cerca de 5-6 minutos até o camarão apresentar uma cor avermelhada.

 

IMGP2705-Creme de abóbora com camarão-Blog.JPG

Modo Bimby

Prepare um fumet, coloque no copo as cascas e as cabeças do camarão e a água. No cesto coloque o miolo de camarão e introduza no copo. Programe 5 min/100ºC/vel 2.

Retire o miolo do camarão e reserve. Com a ajuda do cesto, coe o caldo e reserve.

No copo limpo, coloque o alho, 30 g de azeite e a manteiga. Pique 8 seg/vel 5 e refogue 3 min/Varoma/vel 1. Adicione a malagueta, o sal e o vinagre, programe 2 min 30 seg/Varoma/colher inversa/vel 1. Acrescente a cebola e pique 5 seg/vel 5 e refogue 5 min/Varoma/vel 1.

Adicione a abóbora, a batata e o fumet reservado, programe 25 min/100º/vel 1. De seguida triture 1 min e progressivamente vá até à vel 7.

Sirva o creme de abóbora com o miolo de camarão, previamente cozido. 

IMGP2706-Creme de abóbora com camarão-Blog.JPG

Informação: tempo de preparação- 60 minutos; dificuldade- fácil; doses- 6.

Fonte: Boas Festas com a Bimby; pag. 131; novembro-2012.

 

4 comentários

Comentar post