Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Compota de maçã e manga

Uma compota que resulta bem, para quem seja apreciador destas duas frutas. O vinho do Porto e o gengibre conferem-lhe um sabor magnífico. 

Mais uma sugestão de um presente feito em casa, com muito carinho e que faz toda a diferença. Para oferecer, basta apenas cortar um pano do tamanho da tampa, ajuste e prenda-o à tampa com um cordel ou fita a seu gosto. Este, fiz a pensar numa amiga muito especial.  

Uma doce sugestão! 

IMGP2646-Compota de maçã e manga-Blog.jpg

Ingredientes (p/ 2-3 frascos)

1 kg de maçãs e mangas

500 g de açúcar

1 pau de canela

2 cravinhos

1 cálice de vinho do Porto

½ limão (sumo e raspa da casca)

1 colher de café de raiz de gengibre ralado

 

Preparação

Num tacho, coloque as mangas e as maçãs descascadas, descaroçadas e cortadas aos pedaços. Adicione o açúcar, o pau de canela, os cravinhos, o sumo de limão e a respetiva raspa da casca e o gengibre ralado. Regue com o vinho do Porto e leve ao lume. Deixe levantar fervura, reduza o lume para o mínimo e deixe cozinhar lentamente cerca de uma hora.

De seguida, tire o pau de canela e os cravinhos, passe a fruta com a varinha mágica. Eu prefiro deixar alguns pedaços de fruta, mas se preferir pode passar com a varinha mágica até obter um puré homogéneo.

Leve o tacho novamente ao lume, deixe o doce engrossar um pouco mais, com o lume no mínimo, até obter o ponto estrada (coloque um pouco de doce num prato e veja se ao passar o dedo se forma uma estrada). Pessoalmente, prefiro o doce não muito espesso.

Retire o doce do lume e coloque-o em frascos previamente esterilizados.

IMGP2643-Compota de maçã e manga-Blog.jpg

 

Para que o doce se possa conservar durante mais tempo, coloque os frascos fechados virados de cabeça para baixo, assim ajuda a criar um vácuo natural e conserva o doce por mais tempo.

Dicas que têm resultado sempre bem. 

IMGP2648-Competa de maçã e manga-Blog.jpg

Informação: tempo de preparação- médio; dificuldade- fácil.

8 comentários

Comentar post