Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Compota de ameixas pretas

Estas foram as ameixas mais madurinhas, de primeira apanha, que trouxe de Marinhais, do quintal de uns amigos. São daquelas que quando trincamos se sente o ácido da casca, mas logo a seguir o seu suco bastante docinho. 

Segundo um amigo, mais experiente na confeção de compotas caseiras, as ameixas devem repousar cerca de meia hora, partidas ao meio e descaroçadas, num recipiente com uma dose de açúcar, para assim libertarem o seu suco, só depois as devemos levar ao lume com a restante dose de açúcar. 

Aceitei o seu conselho e preparei tal qual a sua indicação, a porção de açúcar que utilizei foi inferior ao habitual, conferindo-lhe um sabor menos doce, mas igualmente saboroso.

Acompanhei esta deliciosa compota com duas bolas de gelado de baunilha, um must para esta época do ano.

 

Ingredientes

1 kg de ameixas pretas descaroçadas

400 gr de açúcar

2 paus de canela

raspa de limão q.b.

 

Preparação

Lave as ameixas, parta-as ao meio e tire-lhes o caroço. Introduza-as num recipiente, adicione 250 gr de açúcar. Deixe repousar durante meia hora, para que possam largar um pouco do seu suco, formando assim uma espécie de calda. De seguida, introduza-as num tacho, juntamente com a calda, acrescente mais 150 gr de açúcar, os paus de canela, a raspa de limão a seu gosto e umas gotas do sumo de limão. Deixe cozinhar durante 45 minutos, em lume brando, mexendo de vez em quando, até obter o ponto de estrada.

Este ponto, consegue-se quando deitar um pouco da compota num prato, passar com uma colher e este se separar ao meio. {#emotions_dlg.default}

 

Pessoalmente, prefiro o doce menos espesso, por isso não o deixo ferver por muito mais tempo, logo que atinge o ponto retiro do lume. {#emotions_dlg.drool}

 

Informação: tempo de preparação- 60 minutos; dificuldade- fácil; aconselhável a crianças- sim.

 

4 comentários

Comentar post