Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Seg | 25.08.14

Cataplana de lombo de porco com amêijoas

Margarida

Um prato típico da região do Algarve, a Cataplana. Já aqui tenho partilhado algumas receitas na Cataplana, mas esta ainda não tinha testado, modéstia à parte ficou saborosíssima.

Fez as delícias de um jantar de verão fantástico entre amigos, todos foram unânimes em afirmar que esta tinha ficado deliciosa.

O chouriço e a carne de porco preto conferem à Cataplana um sabor intenso, característico e muito especial, conjugados com os camarões e as amêijoas, sem dúvida um sabor inigualável.

De comer e chorar por mais.

 

Ingredientes (p/ 4 pessoas)

1 kg de lombo de porco preto

500 g de amêijoas

200 g de camarões com casca

½ chouriço de carne

2 cebolas grandes

1 pimento vermelho

1 pimento amarelo

½ lata de tomate aos quadrados

½ caldo de carne

4-6 dentes de alho

3 folhas de louro

1 copo de vinho branco

azeite q.b.

colorau q.b.

sal, piripiri, pimenta preta q.b.

1 molho de coentros

 

Preparação

Corte a carne aos quadrados, tempere com sal, piripiri, colorau, dois dentes de alho picados, folhas de louro e um pouco de vinho branco, deixe marinar algumas horas.

Na Cataplana, coloque o chouriço às rodelas e um fio de azeite, deixe fritar. Entretanto, corte as cebolas às rodelas, pique dois dentes de alho, pimentos cortados às tiras e coentros picados. Adicione os legumes ao chouriço, na cataplana, tempere com sal, pimenta e deixe os legumes refogarem. Refresque com vinho branco e adicione o tomate. Deixe refogar mais uns minutos, em lume brando. À parte, numa frigideira, verta um fio de azeite e core a carne, previamente temperada, de ambos os lados. Acrescente a carne corada ao preparado dos legumes, envolva e deixe ferver em lume médio, acrescente um pouco de caldo de carne e deixe cozinhar durante 5-6 minutos. Retifique os temperos e disponha os camarões por cima. Feche a Cataplana e deixe cozinhar mais 5 minutos. Entretanto, numa frigideira, verta um fio de azeite, acrescente dois alhos esborrachados com casca e deixe-os alourar. Acrescente as amêijoas e deixe que abram as conchas, regue com um pouco de vinho branco, deixe ferver alguns minutos e reserve.

Quando a cataplana estiver pronta, acrescente as amêijoas e polvilhe com coentros picados.

Sirva a cataplana acompanhada de batatas cozidas ou fritas, a seu gosto.

 

 

Informação: tempo de preparação- médio; dificuldade- média; vegetariana- não

 

Fonte: Tertúlia algarvia

4 comentários

Comentar post