Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Caracóis à portuguesa

Um petisco bem à moda portuguesa, muito agradável para uma tarde de domingo, com os amigos ou familiares, acompanhado de uma cerveja bem fresquinha.

Uma receita simples e saborosa, um pouco demorada, devido ao seu processo de limpeza, uma vez que estes bichinhos precisam de ser bem lavados, em várias águas para que percam toda a sua baba. Eu lavei-os em 5-6 águas e esfreguei-os bem com sal grosso, neste processo sou um pouco exigente, porque gosto deles bem limpinhos.

Muito saborosos! {#emotions_dlg.blink}

 

Ingredientes (p/6 pessoas)

2 kg de caracóis médios

½ chouriço de carne

50 gr de bacon

2 cebolas médias

6 dentes de alho

2 folhas de louro

1 caldo de carne

1 dl de azeite

3 hastes de orégãos

tomilho fresco q.b.

2 malaguetas

sal q.b.

 

Preparação

Primeiro, lave muito bem os caracóis com água corrente, para que fiquem bem limpos e elimine todas as cascas que estejam partidas. De seguida, volte a lavá-los em várias águas, esfregando-os com sal grosso, para que percam toda a baba. Depois de bem lavados, introduza-os numa panela e cubra-os com água. Deixe levantar fervura, em lume brando e tapado, cerca de 10-15 minutos, para que os caracóis possam sair da casca. A seguir, adicione o chouriço cortado às rodelas, o bacon às tiras, as cebolas cortadas ao meio, os alhos esborrachados com casca, as folhas de louro, o caldo de carne, os orégãos, o tomilho e o piripiri. Regue com o azeite, tape novamente a panela e deixe ferver. Caso se forme espuma, vá retirando-a com a ajuda de uma escumadeira. Quando levantar fervura, tempere com sal. Deixe-os cozer, durante cerca de meia hora, em lume brando. Depois de estarem cozidos, retifique os temperos e apague o lume, Deixe-os repousar um pouco, antes de servir, para que possam ganhar ainda mais sabor.

 

Informação: tempo de preparação- médio; dificuldade- fácil.