Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Bola de carne

Para celebrar esta Páscoa confecionei uma saborosa "Bola de carne" tão comum nas cozinhas portuguesas. A bola de carne é essencialmente confecionada com diferentes enchidos, mas também pode ser confecionada com sobras de carne. Assim, aproveitei algumas sobras de peito de frango estufado que havia sobrado, desfiei-o e acrescentei-o ao recheio da bola.

A "Bola de carne" ou o "Folar" de Valpaços, como é chamado nesta região transmontana, é sem dúvida o mais conhecido por ser "um produto de panificação específico, em que a massa é guarnecida de ovos, confecionado com azeite de qualidade, margarina vegetal e banha na qual são incorporadas carnes de porco salgadas, secas e de fumeiro".

Segundo consta a tradição, o Folar era um presente que os padrinhos e as madrinhas ofereciam aos seus afilhados para quebrar o jejum pascal.

A todos, uma Páscoa feliz! 

 

Ingredientes

500 g de farinha sem fermento

10 g de fermento de padeiro

1 dl de água morna

1 dl de azeite

60 g de manteiga amolecida

3 ovos

sal q.b.

farinha para polvilhar

ovo batido para untar

azeite para untar

 

p/ o recheio

1 peito de frango previamente estufado

chourição em fatias finas q.b.

bacon em fatias finas q.b.

presunto em fatias finas q.b.

 

Preparação

Deite a farinha em cima da bancada de serviço e abra-lhe uma cavidade, introduza-lhe os ovos, o sal, o azeite, a margarina e o fermento, previamente dissolvido em água morna. Envolva todos os ingredientes e amasse bem até a massa se descolar da bancada e das mãos. Faça uma bola com a massa e coloque-a numa tigela, polvilhe com um pouco de farinha, tape a tigela com um pano e deixe a massa levedar até atingir o dobro do tamanho.

Polvilhe a bancada de serviço com um pouco de farinha. Divida a massa em 2 partes iguais e estenda uma das partes, coloque-a numa forma redonda, previamente untada com azeite. Preencha com as carnes, por camadas: chourição, bacon, frango desfiado e o presunto. Estenda a outra parte da massa e introduza por cima, feche bem os bordos da massa e deixe levedar um pouco mais. Entretanto, aqueça o forno a 180º. Pincele a bola com o ovo batido e leve ao forno a cozer cerca de 40 minutos.

Quando estiver pronta, retire do forno, deixe arrefecer, desenforme e pincele com um pouco de azeite.

Uma iguaria indispensável na Páscoa. {#emotions_dlg.blink}

 

Informação: tempo de preparação- longo; dificuldade- fácil; vegetariano- não.

 

Fonte: Folar de Valpaços

2 comentários

Comentar post