Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Qua | 01.10.14

Bacalhau à Narcisa

Margarida

O bacalhau foi o ingrediente eleito deste mês para o desafio Dia Um… Na cozinha. Um ingrediente bastante presente e apreciado na nossa gastronomia. 

Existem inúmeras formas de se confecionar pratos de bacalhau, umas simples, outras mais complexas, mas todas elas se traduzem em receitas verdadeiramente deliciosas. 

O bacalhau à Narcisa foi a receita que elegi confecionar para este desafio, uma vez que é muito apreciado entre nós. Sempre que viajamos até ao Minho não podemos regressar sem primeiro nos regalarmos com um delicioso bacalhau à Narcisa ou bacalhau à moda de Braga

Um prato de referência na gastronomia minhota. Surgiu em Braga e era servido num restaurante com o nome de Narcisa. Ganhou muita fama e com o passar do tempo foram muitos os restaurantes que o adotaram. A "minha cozinha" também o "adotou" e chamamos-lhe bacalhau à minhota.

Sem dúvida, uma riqueza gastronómica! 

 

 

Ingredientes (p/ 4 pessoas)

4 postas de bacalhau alto

2,5 dl de azeite

2 cebolas médias

6 batatas grandes

2 folhas de louro

1 colher (sobremesa) de colorau

2 cravinhos

sal q.b.

 

Preparação

Num tacho, escalde o bacalhau, previamente demolhado, com água a ferver, cerca de 5 minutos, escorra-o e reserve. Entretanto, descasque e corte às rodelas as cebolas e as batatas, reserve.

Numa frigideira, verta o azeite, aqueça-o e frite as postas de bacalhau, previamente secas com um pano. As postas de bacalhau devem ficar douradas de ambos os lados, mas não frite durante muito tempo, para que estas não fiquem secas.

Depois de fritas, retire-as para uma travessa de servir.

De seguida, na mesma frigideira e com o mesmo azeite, frite as batatas, temperadas com um pouco de sal, até ficarem douradinhas. Disponha-as à volta das postas de bacalhau. Depois frite as rodelas das cebolas, ligeiramente, até amolecerem e ganharem cor e disponha-as por cima do bacalhau.

Baixe o lume da frigideira e adicione o colorau, as folhas de louro cortadas aos pedaços e os cravinhos, deixe ferver cerca de 5 minutos.

Regue com o molho, enfeite com azeitonas e sirva de imediato. {#emotions_dlg.beja}

 

Informação: tempo de preparação- 50 minutos; dificuldade- fácil; vegetariano- não.

Fonte: Receitas típicas de bacalhau, pag. 18, abril-2004.

 

10 comentários

Comentar post