Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Qua | 28.02.18

Arroz negro

Margarida

IMGP6994-Arroz negro.JPG

Aioli um molho característico dos países mediterrâneos, constituído tradicionalmente por alho e azeite.

Muito semelhante a uma maionese caseira, tanto na forma da sua preparação, como na da sua textura, visto ser uma emulsão de vários ingredientes, embora se permitindo a combinações variáveis.

O arroz negro que provamos na Galiza foi confecionado com a tinta do choco, daí o seu nome, e fez-se acompanhar pelo molho aioli. Segundo informação local e fazendo este parte da cultura gastronómica mediterrânica, casa deliciosamente com arroz, peixes, mariscos, carnes e legumes.

Bom apetite!!

IMGP6989-Arroz negro-Blog.JPG

Ingredientes

1 cebola média

2 dentes de alho

azeite q.b.

1 lata média de tomate em pedaços

1 colher (sopa) pimentão doce

1 kg de chocos (usei lulas)

tinta de choco (usei 2 embalagens de 4g/cada)

1 ½ chávenas de arroz de grão longo

4 ½ chávenas de caldo de peixe (1 lt)

1 embalagem de miolo de camarão (250g)

sal q.b.

salsa picada q.b.

 

 

p/ molho aioli

1 geme de ovo

1 alho s/gérmen

1 colher (sopa) de sumo de limão

sal & pimenta q.b.

azeite ou óleo vegetal

 

Preparação

Para o molho aioli: introduza no copo da varinha mágica os seguintes ingredientes: a gema do ovo, o alho e o sumo de limão, triture bem com a varinha mágica. Comece por adicionar o azeite, em fio, movimentando a varinha mágica de baixo para cima e depois no sentido inverso, sem parar. O molho estará pronto quando atingir uma espessura firme e cremosa.

Para o arroz: num tacho de barro, verta um fio de azeite e faça um refogado com a cebola e o alho picados. Adicione o tomate em pedaços e deixe refogar alguns minutos. De seguida, acrescente o pimentão-doce e deixe refogar mais um pouco, cerca de 5-10 minutos, em lume médio, mexendo sempre até evaporar um pouco o líquido que se formou.

Entretanto, corte as lulas ou os chocos em dados, caso utilize choquinhos pequenos poderá deixá-los inteiros, e acrescente. Envolva bem e adicione a tinta do choco dissolvido em um pouco do caldo de peixe, misture bem e deixe cozinhar cerca de 15-20 minutos, em lume médio.

De seguida, adicione o arroz, envolva bem e deixe cozinhar um pouco, sem deixar de mexer, durante 4-5 minutos. Acrescente o restante caldo de peixe, misture bem, deixe levantar fervura e deixe cozinhar, durante 15 minutos, com o tacho tapado, em lume brando.

Oito minutos antes de terminar o tempo, acrescente o miolo de camarão e deixe cozinhar com o tacho tapado, o restante tempo.

Retifique o sal, tendo em conta que o caldo de peixe já possui sal.

Sirva o arroz negro acompanhado do molho aioli, a gosto.

IMGP6992-Arroz negro-Blog.JPG

IMGP6993-Arroz negro-Blog.JPG

Informação: tempo de preparação- longo; dificuldade- média; doses- 6.

Fonte: receita adaptada de arròs negre

 

8 comentários

Comentar post