Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Arroz de peixe e amêijoas

Como já havia referido, na minha cozinha existem vários "chefes caseiros". Por isso, este domingo, o almoço foi confecionado pelo Z. que nos preparou um delicioso arroz de peixe com amêijoas, de fazer "crescer água na boca". 

A mim, coube-me a tarefa de tomar nota dos ingredientes, elaborar a receita por escrito e partilhá-la aqui convosco. Espero que gostem. Estava deveras delicioso!

Bom apetite e um excelente domingo!!

 

Ingredientes: (p/ 4 pessoas)

4 postas de peixe pampo

1 kg de amêijoas

250 g de miolo de camarão

1 cebola grande

½ pimento vermelho

3 tomates maduros

3 dentes de alho

1 colher (sobremesa) orégãos

2 folhas de louro

azeite q.b.

1 l de caldo de peixe

1 ½ chávena almoçadeira de arroz

½ copo de vinho branco

sal e piripíri q.b.

salsa e coentros q.b.

 

Preparação:

Limpe o peixe, tire-lhe as espinhas e corte-o em pequenos lombos. Coloque as amêijoas num recipiente, com um pouco de água e sal, para que possam largar alguma areia. Depois lave-as muito bem. Entretanto, coloque no liquidificador os seguintes ingredientes, limpos e cortados aos pedaços: cebola, pimento vermelho, tomates, alhos e os orégãos, triture tudo muito bem. Num tacho, regue o seu fundo com um fio de azeite, junte a mistura triturada e deixe refogar alguns minutos. De seguida adicione o caldo de peixe, as folhas de louro, o sal e o piripiri, deixe levantar fervura e adicione o arroz. Deixe novamente levantar fervura, reduza o lume e deixe cozer tapado, durante cinco minutos. De seguida, acrescente o peixe e os camarões, deixe levantar fervura e deixe cozer, em lume brando e tapado, mais três minutos. Retifique os temperos e adicione as amêijoas, tape o tacho e deixe que elas abram, cerca de três minutos.

Sirva o arroz de imediato, salpicado com a salsa e os coentros picados. {#emotions_dlg.funchal}

 

Informação: tempo de preparação- médio; dificuldade- fácil; ingrediente principal- peixe.

 

Entretanto, enquanto o arroz cozia, preparei para a nossa sobremesa estes deliciosos morangos com natas. {#emotions_dlg.default}

2 comentários

Comentar post