Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Arroz de coelho com castanhas

IMGP4109-Arroz de coelho com castanhas-Blog.JPG

Mais um Dia Um… Na Cozinha...

Com ele chegam o outono e os respetivos ingredientes da época. Ingredientes que se transformam dando cor e sabor a deliciosas receitas de conforto que tanto nos apetecem nesta época do ano.

A castanha é a rainha deste mês, sejam cozidas, assadas na rua ou confecionadas em diferentes pratos salgados e doces, o seu sabor e benefícios são únicos, as receitas imensas e sempre a gosto de cada um.

A minha escolha recaiu sobre este delicioso arroz de coelho com castanhas, onde o sabor da carne de coelho e seus temperos casam na perfeição com este fruto seco, de sabor tão singular.

Bom apetite!!

IMGP4113-Arroz de coelho com castanhas-Blog.JPG

Ingredientes

1 coelho

2 dentes de alho

1 folha de louro

1 copo de vinho tinto de boa qualidade

azeite, uma quantidade generosa

1 cebola grande

2 chávenas de arroz carolino

1 pacote de castanhas congeladas 

sal, pimenta ou piripíri q,b

 

Preparação

De véspera, tempere o coelho, previamente limpo e cortado em pedaços, com sal, piripíri, os dentes de alho picados, a folha de louro e o vinho tinto. Deixe repousar neste tempero de um dia para o outro, para que os sabores penetrem na carne. Caso não seja possível deixe o coelho repousar nesta marinada cerca de 4-5 horas.

No dia seguinte, deite o azeite num tacho e faça um refogado com a cebola picada, vá mexendo até dourar, sem queimar. Acrescente o coelho e a respetiva marinada, envolva bem e deixe o coelho alourar de ambos os lados.

De seguida, acrescente cerca de 1 litro de água, até cobrir o coelho. Envolva e deixe levantar fervura. Reduza o lume, tape e deixe o coelho cozinhar até ficar tenro, cerca de 30-40 minutos, espete um garfo para verificar. Se o líquido reduzir, acrescente mais um pouco de água ou vinho.

Quando a carne estiver tenra, acrescente a água, o triplo do volume do arroz. Deixe levantar fervura e retifique os temperos a seu gosto. Adicione o arroz e as castanhas, deixe levantar fervura, reduza o lume e deixe cozinhar tapado durante 10-15 minutos.

Sirva o arroz com um pouco de salsa picada.

IMGP4110-Arroz de coelho com castanhas-Blog.JPG

IMGP4115-Arroz de coelho com castanhas-Blog.JPG

Informação: tempo de preparação- médio; dificuldade- fácil; doses- 4 pessoas.

Fonte: receita adaptada de Confraria Ibérica da Castanha

Logotipo Dia Um... Na Cozinha Novembro2015.jpg

14 comentários

Comentar post