Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Arroz de cabidela de frango do campo

Por vezes, na minha cozinha, temos iguarias que são destacadas e cozinhadas por outros amantes da cozinha. Foi o caso de hoje, onde os sabores do Minho estiveram em alta e o Z. nos preparou um delicioso arroz de cabidela à moda do Minho. Este arroz, foi guarnecido com um saborosíssimo vinho verde tinto, que tanto serviu para dar um sabor especial à cabidela, como também serviu para nos acompanhar neste delicioso manjar, que tantas recordações nos trouxeram. Tempos em que a sua avó confecionava, na aldeia e com galinhas do campo caseiras, este delicioso pitéu.

Uma boa sugestão para um almoço de domingo! 

 

 

Ingredientes (p/ 4 pessoas)

1 frango do campo c/ saco do sangue

½ dl de vinagre

1 dl de vinho verde tinto (usei Alvarinho)

½ dl de azeite

2 cebolas médias

6 dentes de alho

80 gr de toucinho fumado

1 ramo de salsa

2 folhas de louro

1 malagueta seca pequena

1 ½ chávena almoçadeira de arroz agulha

pimenta q.b.

cominhos q.b.

sal q.b.

 

Preparação

Num tacho, faça um refogado com azeite, cebolas e alhos picados, salsa picada, louro e pimenta, deixe amolecer por uns minutos. Acrescente o toucinho cortado aos quadrados e deixe refogar, mais uns minutos. Acrescente o frango, cortado aos pedaços, a malagueta e os cominhos, mexa até o frango alourar em todos os lados. Acrescente a água quente até cobrir o frango, deixe cozer, em lume brando, por +/– 45 minutos.

À parte, num recipiente, junte o sangue, o vinagre e o vinho. Depois de o frango estar cozido, acrescente a água, o dobro da medida do arroz, deixe levantar fervura e adicione o arroz. Retifique os temperos e deixe cozer, em lume brando, mais 10 minutos. Depois de estar cozido adicione a mistura do sangue, deixe levantar fervura uns segundos, e sirva imediatamente.{#emotions_dlg.santarem}

 

Informação: tempo de preparação- 1h30; dificuldade- médio; vegetariano- não; não aconselhável a crianças; ingrediente principal- frango.

Fonte: Sabores do minho