Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Qua | 01.01.14

Capão recheado - FELIZ 2014

Margarida

O desafio do Dia Um… Na cozinha aproxima-se e para celebrarmos o 1º dia de 2014 foi-nos proposto confecionar uma iguaria que tivesse como referência o nosso Natal.

Normalmente, nesta época as cozinhas da minha mãe e das minhas tias costumam preparar-se para confecionar o famoso Peru recheado, uma iguaria muito apreciada no Natal e que tenho vindo a descobrir o seu modo de preparar, desde a sua marinada até à confeção do seu recheio. As tentativas que tenho vindo a fazer têm sido proveitosas, não apenas no aperfeiçoamento da sua preparação como também na combinação dos seus ingredientes que lhes dão sabores diferenciados. No entanto, este Natal, optei por confecionar um Capão recheado, uma vez que a sua carne me parece um pouco mais suculenta e macia. Já o tinha preparado no ano anterior e ficou saboroso, mas desta vez adaptei e substitui alguns ingredientes para lhe dar outro sabor ao recheio. O resultado foi… Delicioso!! 

A todos, feliz Ano Novo e que 2014 vos traga tudo aquilo que desejarem, com muita saúde, alegria e muito amor.   

 

Ingredientes (p/10 pessoas)

1 capão (+/- 4 kg)

2 laranjas

2 limões

6 dentes de alho

2 folhas de louro

2 dl de vinho branco

2 dl de vinho do Porto

2 cebola

salsa q.b.

sal e pimenta q.b.

margarina vaqueiro para aves

 

p/recheio

miúdos

½ chouriço de carne

200 g de peito de frango

500 g de alcatra

400 g de bacon

azeitonas pretas s/ caroços q.b.

miolo de noz q.b.

vinho do Porto q.b.

 

Preparação

Num recipiente largo coloque o capão, previamente limpo e lavado, com as laranjas e os limões cortados aos gomos, 4 dentes de alho esmagados, as folhas de louro, a cebola cortada aos gomos e a salsa. Tempere de sal e pimenta e regue com o vinho branco e o vinho do Porto. Deixe-o a marinar de um dia para o outro.

Para o recheio: faça um picado com as carnes e adicione os miúdos cortados aos bocados. Num tacho, coloque uma cebola picada e refogue com um fio de azeite, acrescente dois dentes de alhos picados e deixe alourar. Introduza as carnes picadas e deixe ganhar um pouco de cor, mexa e adicione um cálice de vinho do Porto, envolva e deixe cozinhar uns minutos. Adicione as azeitonas cortadas às rodelas e o miolo de noz e envolva tudo muito bem.

Tire o capão da marinada e coloque-o no tabuleiro do forno. Introduza o recheio no capão e coza a cavidade com um cordel de cozinha, ate as suas patas. Barre o capão com a vaqueiro aves e regue com um pouco do molho da marinada. Tape com uma folha de alumínio e leve a assar no forno, previamente aquecido a 160º, durante cerca de 2 horas.

Entretanto, vá regando o capão, uma vez por outra, com o molho que se vai formando.

No final das 2 horas, retire o papel de alumínio, introduza novamente o capão no forno por mais 1 hora, regando de vez em quando.

Retire o capão, sirva decorado com rodelas de laranja e com o molho à parte. {#emotions_dlg.drool}

 

 

Informação: tempo de preparação-3-4h; dificuldade- média; vegetariano- não

 

20 comentários

Comentar post