Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Strudel de bacalhau, espinafres e chouriço

Continuando com a minha experiência na confeção do Strudel tive curiosidade em confecionar um Strudel de bacalhau. Baseei-me na receita do Chefe Avillez, fiz algumas adaptações aos ingredientes que tinha e o resultado foi positivo.

Uma ótima receita para surpreendermos os nossos amigos, num jantar. É muito gratificante quando percebemos que todos gostaram.

Bom apetite! 

 

 

Ingredientes (p/ 4 pessoas)

4 folhas de massa filo

800 g de lombos de bacalhau

2 embalagens de espinafres frescos

1 chouriço de carne

3 dentes de alho

1 folha de louro

azeite q.b.

 

molho branco

1 colher (sopa) de manteiga

2 colheres (sopa) de farinha

caldo de cozer o bacalhau q.b.

 

Preparação

Num tacho com água coza o bacalhau, com um fio de azeite, um dente de alho e a folha de louro, cerca de 10 minutos, não muito tempo para que o bacalhau não fique muito cozido. Depois de cozido reserve o caldo da cozedura. Limpe os lombos do bacalhau, de peles e espinhas, e faça-os em lascas. Numa frigideira, com um fio de azeite junte o chouriço cortado aos quadrados e deixe ganhar um pouco de cor. Acrescente os dois alhos picados e os espinafres, envolva, deixe cozinhar em lume brando, cerca de 5-10 minutos. Adicione as lascas do bacalhau, envolva e reserve.

Entretanto faça o molho branco: num tacho, aqueça a manteiga e adicione a farinha, envolva bem e coza em lume brando. Sem parar de mexer, para que não ganhe grumos, vá adicionando, pouco a pouco, o caldo de cozer o bacalhau, até apresentar uma consistência cremosa. De seguida, adicione o molho branco ao preparado do bacalhau, apenas o suficiente para ligar todos os ingredientes, e envolva.

Estenda uma folha de massa filo, pincele com um pouco de manteiga derretida e sobreponha uma outra folha de massa. Repita este processo até obter 4 camadas de massa filo. Coloque o recheio no centro e enrole a massa, feche os lados para dentro, enrole mais uma vez e pincele por cima, com a manteiga derretida.

Coloque uma folha de papel vegetal, no tabuleiro do forno e disponha o rolo, faça uns golpes na massa, para que esta fique mais estaladiça e possa respirar.

Leve ao forno, previamente aquecido a 180º, cerca de 15 minutos, até a massa ficar douradinha.

 

 

Fonte: Strudel de bacalhau e couve com chouriço; Chefe José Avillez.

 

Informação: tempo- 45 minutos; dificuldade- fácil; vegetariano- não.