Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sabores da minha cozinha

Partilha de receitas e experiências culinárias, práticas e caseiras, que vão passando de geração em geração.

Sabores da minha cozinha

Partilha de receitas e experiências culinárias, práticas e caseiras, que vão passando de geração em geração.

Crumble de maçã, nozes e canela

O desafio foi lançado pelo grupo Dia Um… Na Cozinha (um grupo amantes de cozinha) para que os seus membros confecionassem um crumble com as frutas da época, ou seja, um crumble com aromas e sabores de frutos outonais.

Ainda não tinha tido esta experiência, mas aceitei o desafio e fui investigar, perceber o que era um crumble, como era confecionado e quais os ingredientes que se adaptavam melhor na sua confeção. Meti "mãos à obra" e entrei no projeto, adaptei os ingredientes da época outonal às porções necessárias que pretendia. Confesso que o primeiro não saiu muito bem, pois foi confecionado com frutos vermelhos e estes largam bastante líquido. {#emotions_dlg.blushed}

No entanto, com um pouco mais de insistência, tentei o segundo, com outros ingredientes, adaptados ainda ao tema, fui retificando as porções até conseguir e perceber qual seria o ponto certo do um crumble. Uma delícia… tinha acertado! {#emotions_dlg.default}

A crosta ficou crocante, o seu interior suculento e muito delicioso.{#emotions_dlg.blink}

 

Ingredientes

4 maçãs médias

100 g de miolo de noz

40 g de manteiga

6 colheres (sopa) de açúcar

2 colheres (sopa) de canela

100 g de farinha

 

Preparação

Numa frigideira, aqueça um pouco de manteiga e aloure as nozes, durante 2-3 minutos. Descasque e corte às fatias as maçãs e adicione às nozes. Por cima, pulverize com três colheres de açúcar e deixe que as maçãs fiquem caramelizadas. Deite o preparado das maçãs, numa tarteira, previamente untada. Entretanto, faça o crumble: num recipiente adicione o resto do açúcar com a canela e a manteiga amolecida, envolva todos os ingredientes com a ponta dos dedos e vá adicionando a farinha, pouco a pouco, até o preparado ficar com um aspeto de areia. Deite este preparado por cima do preparado das maçãs e leve ao forno, previamente aquecido a 180º, durante 20 minutos.

 

Informação: tempo de preparação e confeção- 30-40 minutos; dificuldade- fácil; vegetariano; aconselhável a crianças- sim.

 

11 comentários

Comentar post