Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Sopa à lavrador

No fim de semana trouxe do mercado alguns feijões frescos, ainda por debulhar, e que aguardavam que eu os levasse. Arranjei uma voluntária (a minha filhota) e lá nos entretemos a debulhar os feijões. Reservámos alguns, para a nossa sopa à lavrador, muito apreciada, e os restantes foram dividimos em saquinhos e armazenados no congelador, para mais tarde preparar outras receitas.

Esta receita é inspirada no "Gastronomias", embora tenha substituído alguns ingredientes e adaptado a receita mais ao gosto da família.

É sem dúvida uma sopa "forte e consistente", muito apreciada nesta época do ano, e normalmente degustada como um prato principal.

 

Ingredientes (p/ 8 pessoas)

100 g de toucinho

300 g de entrecosto

1 chouriço de carne magro

200 g de feijão fresco (de debulhar)

400 g de batatas

400 g de cenouras

1 couve coração

Azeite q.b.

Sal q.b.

Preparação

Corte as carnes aos bocados e o chouriço às rodelas. Num tacho com água, ponha a cozer o feijão e as carnes, durante 30 minutos. Depois das carnes cozidas, retire-as da água e reserve. Cortam-se as batatas e as cenouras, aos bocados, e colocam-se a cozer, na água de cozer as carnes, quando levantar fervura acrescenta-se a couve, devidamente cortada aos pedaços. Deixa-se cozer durante 30 minutos. Depois de cozido, acrescentam-se as carnes e o feijão. Deixe levantar fervura, retifique os temperos com um pouco de sal e um fio de azeite, caso seja necessário. Tendo em conta que o chouriço já é um pouco salgado e larga sempre um pouco de gordura.

 

Informação: tempo de preparação- 50 minutos; dificuldade- fácil; vegetariano- não.