Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Sabores da minha cozinha

My kitchen Blog

Bacalhau à D. Irene

Ontem foi dia do meu aniversário e quis presentear os meus familiares com uma receita de bacalhau, que sei que adoram. É muito simples e muito bom, não é "bacalhau à minhota", nem à "moda de Braga", mas sim à "D. Irene", a minha sogra, uma senhora que muito admiro. Foi ela que me ensinou e me passou esta receita, por isso em sua homenagem ficou a chamar-se "Bacalhau à D. Irene".

 

Ingredientes (8 pessoas)

4 postas de bacalhau

6 batatas grandes

2 cebolas

azeite q.b.

colorau q.b.

sal q.b.

2 folhas de louro

2 ovos

1 cálice de vinho da Madeira

 

Preparação

Descascam-se as cebolas e as batatas, cortam-se às rodelas. Limpa-se o bacalhau das peles e das espinhas. Num tacho, que possa ir ao forno, colocam-se por camadas, cebolas, batatas, bacalhau e por último, novamente as batatas. Por cima coloca-se o colorau, o louro e rega-se com bastante azeite.

Leva-se o tacho ao lume, tapa-se com a tampa e deixa-se cozer, em lume brando, aproximadamente 20-30 minutos, até a batata estar cozida. Um pouco antes, deita-se o cálice de vinho da Madeira e deixa-se evaporar uns minutos. Não se deve mexer, apenas sacudir o tacho de vez em quando, para não pegar no fundo.

Depois da batata estar cozida, tira-se do lume, batem-se os ovos e colocam-se por cima do preparado. Leva-se ao forno a dourar, sem a tampa (+/-15minutos).

2 comentários

Comentar post